O ministro-chefe de Nova Delhi, Índia, Arvind Kejriwal, inaugurou uma torre para tentar controlar a poluição atmosférica em Connaught Place. A ação faz parte de um conjunto de esforços para combater a poluição do ar, problema que leva a capital do país a enfrentar uma emergência de saúde pública a cada inverno.

A torre foi projetada para puxar o ar poluído usando ventiladores de sucção localizados na parte superior da estrutura, filtrar os poluentes e, em seguida, liberar o ar limpo das aberturas na parte inferior. A estrutura, de 24 metros de altura, localizada em Baba Kharak Singh Marg, conta com tecnologia americana e foi construída em caráter experimental, disse Kejriwal

“Este é um dos muitos esforços do governo de Nova Delhi para melhorar a qualidade do ar da cidade. Estamos operando a torre em caráter experimental e as equipes do Comitê de Controle de Poluição de Delhi (DPCC) estarão monitorando a eficácia.”, disse Kejriwal.

“Se for bem-sucedida, mais torres desse tipo serão instaladas em toda capital. Ela foi desenvolvida sob a supervisão de especialistas do IIT-Bombay e IIT-Delhi, portanto, temos esperança de que produzirá os resultados desejados ”, acrescentou.

Em janeiro passado, com base nas alegações feitas pelo governo de Nova Delhi, a Suprema Corte convocou a construção de duas torres de poluição atmosférica na capital como projeto-piloto. A torre de controle de poluição em Connaught Place – de acordo com um comunicado emitido pelo governo da capital –  é baseada em um “modelo de fluxo de ar descendente”, onde 40 grandes ventiladores irão induzir ar do topo de um “tipo especial de estrutura de dossel na altura de cerca de 24 metros, e liberar ar puro da melodia de 1.000 metros cúbicos por segundo filtrado usando filtros redondos de 5.000 através de novos filtros de geometria de duas camadas”. A área de influência deve ter cerca de um raio de 1 km ao redor da torre, disse o governo.

No entanto, a inauguração da torre reacendeu o debate em curso sobre a eficácia de tais estruturas ao ar livre na limpeza do ar de uma cidade, com alguns especialistas chamando-as de “ineficazes”. Jyoti Pande Lavakare, autor e co-fundador do Care for Air India, disse que a única maneira de reduzir a poluição do ar é controlar as emissões na fonte; tudo o mais é tão bom quanto “tratar um ferimento a bala com um curativo”.

“Se essas torres de poluição atmosférica fossem tão eficazes, você não acha que países como a China e o México teriam instalado milhares delas e limpando o ar? Não há evidências científicas por trás da eficácia de tais estruturas externas, e tudo o que isso está fazendo é desperdiçar o dinheiro dos contribuintes ”, afirmou Pande.

Sarath Guttikunda, diretor de Emissões Urbanas, um repositório de informações, pesquisas e análises sobre poluição do ar, disse que “os aspiradores de pó não são soluções de engenharia para conter a poluição do ar ambiente”.

Em um artigo de pesquisa publicado por Guttikunda e Puja Jawahar, fundador e codiretor de Emissões Urbanas no ano passado, os autores destacaram que o bloqueio da Covid-19 no ano passado resultou em um grande declínio nos níveis de poluição. Isso, segundo os autores, é a prova de que os poluentes precisam ser conectados na fonte. “Não é científico presumir que se pode prender o ar, limpá-lo e liberá-lo na mesma atmosfera simultaneamente. Esperar que as unidades de filtragem forneçam quaisquer resultados perceptíveis no nível da comunidade não é realista”, disseram os pesquisadores.

Outros especialistas disseram que os dados devem ser estudados assiduamente: “Embora as torres possam ser vistas como uma solução visível para a poluição do ar, não há evidências científicas para apoiar que elas possam filtrar o ar externo de forma eficaz. Portanto, os dados sobre a eficácia da torre recém-instalada devem ser investigados rigorosamente pelo governo e disponibilizados publicamente ”, disse Tanushree Ganguly, líder do programa no Conselho de Energia, Meio Ambiente e Água (CEEW).

A inauguração da torre, entretanto, desencadeou uma disputa política, com o Partido Bharatiya Janata alegando que o governo de Nova Delhi estava “roubando crédito” e “enganando as pessoas” ao dizer que esta foi a primeira torre do tipo no país.

O porta-voz do BJP, Praveen Shankar Kapoor, disse que três torres de fumaça montadas pelo MP Gautam Gambhir do BJP já estavam operacionais em Nova Delhi desde o ano passado. “O MP do Leste de Delhi, Gautam Gambhir instalou com seu próprio esforço no ano passado, em 3 de janeiro, a primeira torre de poluição atmosférica em Lajpat Nagar e, mais tarde, em novembro de 2020, instalou duas outras torres de poluição atmosférica em Gandhi Nagar e Krishna Nagar. A forma como o governo alega ter instalado a primeira torre reflete claramente seu desejo por publicidade ”, disse ele.

Foto: AFP