1. Home
  2. »
  3. Gabarito
  4. »
  5. Gabaritos – Simulado ENEM – GEOGRAFIA

Gabaritos – Simulado ENEM – GEOGRAFIA

Confira o gabarito de respostas abaixo.

Gabarito – Simulado de Geografia – PROJETO ENEM 2023

Resposta da questão 1:
[C]

A alternativa correta é [C], porque o meio técnico-científico-informacional com novos sistemas e objetos técnicos permite uma integração do espaço em nível mundial que, aliado ao neoliberalismo, responsável pela abertura dos mercados e redução do papel do Estado, resulta no processo de mundialização da economia. As alternativas incorretas são: [A], porque o neoliberalismo leva à fragilização do Estado; [B], porque a globalização é conjugada por conglomerados transnacionais; [D], porque com a globalização, ocorre a redução da autonomia das economias nacionais; [E], porque os mercados são mundiais.  

Resposta da questão 2:
[A]

[Resposta do ponto de vista da disciplina de História]

A economia brasileira dinamizou-se na segunda metade do século XX, em especial no Estado Novo varguista. Tal dinamização fez com que o PIB brasileiro passasse a ser composto pela agroexportação e pela industrialização.

[Resposta do ponto de vista da disciplina de Geografia]

A partir de meados do século XX, o Brasil atravessou processos interdependentes de urbanização, industrialização e crescimento do setor terciário (finanças, comércio e serviços). Nas últimas décadas, houve um processo de modernização parcial que espacialmente se configurou na expansão do meio técnico, científico e informacional correspondendo a implantação de tecnologias da terceira revolução industrial no território. Recentemente, o Brasil observa uma relativa desindustrialização em paralelo a financeirização da economia e expansão dos agronegócios acoplados a ganhos de produtividade vinculados a aplicação de tecnologias no meio rural.  

Resposta da questão 3:
[B]

[Resposta do ponto de vista da disciplina de Biologia]

O mapa revela que o bioma Amazônia apresenta áreas de garimpo maiores do que a de mineração industrial. O garimpo praticado de forma desregrada e ilegal provoca o desmatamento do bioma, bem como a contaminação das coleções de águas continentais, tais como o rio Tapajós e seus tributários.

[Resposta do ponto de vista da disciplina de Geografia]

A alternativa correta é [B], porque no Bioma Amazônico ocorre intensa exploração de minérios intensificando a ocupação de terras indígenas e o desmatamento. As alternativas incorretas são: [A], porque a maior bacia hidrográfica do país é a bacia Amazônica e, portanto, não está situada no bioma da Mata Atlântica; [C], porque a mineração industrial é maior que a de garimpo; [D], porque a exploração de níquel ocorre nos biomas da Amazônia e Cerrado.  

Resposta da questão 4:
[C]

O Brasil se tornou potência no agronegócio, sendo grande exportador de soja, milho, algodão, café, suco de laranja, açúcar, celulose de eucalipto, carne bovina, carne suína e carne de aves, entre outros produtos. O agronegócio é importante para o comércio exterior e as finanças do Brasil. Todavia, a produção elevada impacta o meio ambiente e a sociedade de variadas formas como o elevado consumo de recursos hídricos, casos de desmatamento de biomas como o Cerrado e a Amazônia, além da erosão do solo em algumas áreas. Um dos problemas é a contrapartida, uma vez que os grandes proprietários rurais pagam baixos impostos, recebem subsídios governamentais por meio de juros mais baixos em bancos públicos e não investem o suficiente em mitigação de impactos ambientais.  

Resposta da questão 5:
[D]

A alternativa [D] é incorreta porque o modal rodoviário apresenta elevado custo, derrubando a competitividade das commodities brasileiras no mercado mundial.  

Resposta da questão 6:
[E]

O Brasil se tornou grande exportador de commodities alimentares como soja, café, suco de laranja, açúcar, algodão, milho, carne bovina, carne de aves e carne suína. O aumento vertiginoso da produtividade do agronegócio brasileiro deve-se a mecanização, uso de fertilizantes, utilização de agrotóxicos, biotecnologia, técnicas de uso do solo como o plantio direto, crescimento de aviação agrícola e aplicação da tecnologia de sensoriamento remoto. Assim, as limitações naturais de ordem climática e pedológica (solos) foram em grande medida superadas.  

Resposta da questão 7:
[A]

No Sul e Sudeste do país, o relevo marcado os escarpas de falha íngremes da Serra do Mar (RJ, SP, PR e SC) associado ao alto índice pluviométrico durante o verão, incluindo chuvas orográficas mais acentuadas, são fatores naturais que favorecem a ocorrência de deslizamentos de terra. Os escorregamentos são muito potencializados pela urbanização desordenada, desmatamento da Mata Atlântica e implantação inadequada de rodovias e outras obras de infraestrutura. Os movimentos de massa podem causar perda de vidas humanas, destruição de moradias e danos à infraestrutura.  

Resposta da questão 8:
[E]

A alternativa correta é: [E], porque a dissolução dos minerais apontado na tabela indicam o processo de intemperismo químico, ou seja, a decomposição da estrutura da rocha formado o solo. As alternativas incorretas são: [A], porque o intemperismo físico é a ação mecânica sobre a rocha, a exemplo da termoclastia ou crioclastia; [B], porque morfogênese é a modelagem do relevo, feita a partir do desgaste da rocha, seguida de transporte e sedimentação; [C], porque o assoreamento é a deposição de sedimentos em vales fluviais; [D], porque a erosão é o desgaste da rocha.  

Resposta da questão 9:
[A]

O intemperismo é a desagregação das rochas, pode ser físico (variação de temperatura), químico ou até biológico. É um processo diferente da erosão. A erosão ocorre apenas na superfície e corresponde ao desgaste da superfície com remoção (transporte) pela água, vento ou gelo de solo, material intemperizado e matéria orgânica para outras áreas.  

Resposta da questão 10:
[E]

A alternativa [E] está correta porque o Rio de Janeiro está inserido no domínio morfoclimático Mares de Morros, cujo principal elemento é a presença de morros policonvexos resultantes da umidade do oceano sobre as formações cristalinas. As alternativas [A], [B] e [C], estão incorretas porque não correspondem ao domínio morfoclimático do território fluminense e a alternativa [D] está incorreta porque descreve o domínio das pradarias.  

Resposta da questão 11:
[C]

O Peru é um país muito vulnerável aos terremotos de alta magnitude na escala Richter, uma vez que localiza-se em zona de convergência entre as placas tectônicas de Nazca e da América do Sul. As zonas de convergência também são susceptíveis a vulcanismo ativo e tsunamis.  

Resposta da questão 12:
[D]

A alternativa correta é [D], porque as cordilheiras escarpadas e de altas altitudes são formadas por movimentos orogênicos e denominadas dobramentos modernos. As alternativas incorretas são: [A] e [E], porque cinturões de neve e círculo de gelo não são denominações geológicas; [B], porque cinturões epirogênicos formam fraturas na crosta; [C], porque dobramentos antigos se caracterizam por relevo rebaixado, estável e desgastado.  

Resposta da questão 13:
[E]

A alternativa correta é [E], porque no final da década de 1970, a China adotou um processo de abertura econômica capitalizando o país por meio de investimentos estrangeiros e forte produção para o mercado externo. As alternativas seguintes são incorretas porque não correspondem ao processo histórico citado.  

Resposta da questão 14:
[A]

A pandemia de Covid-19 em 2020 e 2021 provocou uma crise nas cadeias produtivas do mundo globalizado quanto ao suprimento de componentes para a indústria de alta tecnologia. Ficou evidente a desindustrialização relativa de países ocidentais como os Estados Unidos, nações da Europa e Brasil, em decorrência da dependência em relação aos países asiáticos. No caso dos semicondutores, a produção é muito concentrada nos Tigres Asiáticos de 1ª geração (Coreia do Sul, Cingapura e principalmente Taiwan) e de 2ª Geração (Indonésia, Malásia, Tailândia e Filipinas). Também observou-se a dependência da importação de insumos para produção de vacinas provenientes da China e da Índia.  

Resposta da questão 15:
[C]

A economia da China é grande importadora de commodities agropecuárias. O Brasil é um exportador de soja para o mercado chinês. Em contrapartida, o Brasil é importador de produtos industrializados chineses, assim a relação comercial estabelecida guarda similaridade com a tradicional divisão internacional do trabalho entre centro e periferia. O Brasil é o terceiro maior exportador de produtos do agronegócio e destaca-se também em milho, algodão, café, suco de laranja, açúcar, celulose de eucalipto e carnes (bovina, suína e de aves).  

Resposta da questão 16:
[E]

O Brasil atravessa um processo grave de desindustrialização nas últimas décadas com a queda da participação porcentual da indústria de transformação em relação ao PIB (Produto Interno Bruto). As causas são complexas: períodos longos de valorização do real em relação ao dólar tornando desfavorável à exportação de bens industriais, alta taxa de juros prejudicando investimentos, alta carga tributária, deficiências nos transportes, baixo investimento em ciência e tecnologia, baixa produtividade dos trabalhadores devido a problemas educacionais, política industrial insuficiente que não definiu setores prioritários e dificuldades na competição com produtos manufaturados importados (principalmente asiáticos como os chineses).  

Resposta da questão 17:
[E]

A internet originou-se nos Estados Unidos durante a Guerra Fria com objetivo geopolítico e militar, posteriormente, a tecnologia foi transferida para a utilização civil e apropriada por corporações privadas. Assim, o Estado americano e as universidades foram fundamentais para que o setor privado tivesse êxito, tornando o país líder tecnológico. A concentração de empresas de informática, softwares e redes sociais nos Estados Unidos, além da infraestrutura, a exemplo de instalações de armazenagem e conexão, faz com que o país tenha um assimétrico poder econômico e também geopolítico em relação às demais potências. Nos últimos anos, constatou-se que os Estados Unidos realizaram espionagem massiva contra aliados e adversários geopolíticos pressionando as empresas de tecnologia sediadas em seu território. Os episódios aumentaram a pressão de vários países para que a internet tenha uma regulação de caráter internacional.  

Resposta da questão 18:
[A]

A alternativa correta é [A], porque as ações defendidas pelo geógrafo referem-se ao conjunto de negócios baseado no capital intelectual e cultural local que gera valor econômico e desenvolvimento humano para a região. As alternativas incorretas são: [B], [D], e [E], porque a indústria, a modernização portuária e a construção civil não são atividades que se baseiam no capital intelectual e cultural local; [C], porque a globalização da cultura obscurece a cultura local.  

Resposta da questão 19:
[A]

A alternativa correta é [A], porque enquanto o Keynesianismo defende a presença do Estado regulando o mercado, o neoliberalismo defende o Estado mínimo ou o livre mercado. As alternativas incorretas são: [B], porque liberalismo e neoliberalismo defendem o livre mercado; [C] e [E], porque globalização não é uma doutrina do capitalismo; [D], porque as críticas de Reagan e Obama são dirigidas, respectivamente, ao keynesianismo e neoliberalismo.  

Resposta da questão 20:
[E]

A alternativa correta é [E], porque a Mata Atlântica está associada aos estados de MG, ES e BA; o cerrado aos estados de GO e MT; a Floresta Amazônica aos estados de MA, AC e AM. As alternativas seguintes são incorretas porque não apresentam correspondência entre os ecossistemas e os estados.  

Resposta da questão 21:
[A]

O bioma Cerrado apresenta espécies vegetais esclerófilas que estão adaptadas à ocorrência de foto esporádico por causas naturais. O escleromorfismo oligotrófico é marcado por troncos espessos resistentes ao fogo, folhas coriáceas e tortuosidade, em parte como resposta ao solo ácido e pobre em nutrientes. Quando se procede uma queimada controlada numa Unidade de Conservação, observa-se em seguida que rebrotam numerosas espécies de porte herbáceo (gramíneas e ervas) e arbustivo, inclusive com elevação momentânea da biodiversidade, uma vez que estavam presentes muitas sementes no solo.  

Resposta da questão 22:
[A]

A alternativa correta é [A], porque as zonas de alta pressão atmosférica, nas latitudes 30°N e 30°S caracterizam-se pela descendência do ar resfriado e seco, levando a formação dos desertos nessa faixa latitudinal.

As alternativas incorretas são: [B], porque o Oriente Médio se caracteriza pela presença de desertos e, portanto, os mares não atenuam essa condição climática; [C], porque não há fator atenuante; [D], porque há a ocorrência de desertos nessas regiões.  

Resposta da questão 23:
[C]

A migração de sulistas, inclusive gaúchos, para o Centro-Oeste, parte da Amazônia e trechos do Nordeste a partir da década de 1970 foi impulsionada pelo Estado, pelo avanço da fronteira agrícola e pela oferta de terras à baixo custo. Assim, o avanço do agronegócio exportador (soja, algodão, milho, carne bovina etc.) está vinculado aos fluxos migratórios sulistas nas últimas décadas. Uma das consequências foi o desmatamento de grande parte do Cerrado e da borda do Bioma Amazônia denominada de “Arco de Desflorestamento”. Uma das áreas de Cerrado com esta característica é a região MAPITOBA (sul do Maranhão, sul do Piauí, Tocantins e oeste da Bahia).  

Resposta da questão 24:
[E]

A alternativa correta é [E], porque a lixiviação é o processo de percolação dos nutrientes do solo para os horizontes mais profundos em razão da infiltração da água, enquanto a laterização é a formação de lateritas em razão do acúmulo de hidróxido de ferro e alumínio.

As alternativas incorretas são: [A] e [C], porque erosão é o desgaste do solo e salinização é o acúmulo de sais; [B], porque arenização é a formação de bancos de areia em solos arenosos; [D], porque desertificação é a degradação do solo em razão da elevada evapotranspiração e perda de nutrientes.  

Resposta da questão 25:
[D]

A desertificação é um processo avançado de degradação do solo em zonas semiáridas. É caracterizado pela grande ocorrência de erosões, formação de dunas, impermeabilização da superfície, baixa atividade biológica no solo e ressecamento climático pela redução da evapotranspiração. No Brasil, apresenta vários núcleos no Sertão do Nordeste. O combate à desertificação pode ser realizado com o reflorestamento com espécies nativas, a recuperação do solo adicionando matéria orgânica, a construção de cercas para a contenção de dunas, além das práticas essenciais de contenção da erosão como plantio em curvas de nível, terraceamento e plantio direto.  

Resposta da questão 26:
[C]

A irrigação excessiva, principalmente em zonas áridas e semiáridas, pode levar à salinização, ou seja, a degradação do solo pela concentração exorbitante de sais minerais. A água em excesso é submetida a evaporação intensa sob determinadas condições climáticas, o que concentra os sais no solo, dificultando a própria atividade agrícola futura. O uso inadequado de fertilizantes e agrotóxicos também pode levar a contaminação do solo e dos recursos hídricos.   

Resposta da questão 27:
[A]

O intemperismo físico é a desagregação das rochas pela variação de temperatura (dilatação e contração). Predomina nas regiões áridas (desertos como o Saara e da Namíbia) e semiáridas devido à maior amplitude térmica diária e pouca água no estado líquido. Também ocorre em regiões polares e subpolares devido ao congelamento e degelo.  

Resposta da questão 28:
[C]

A alternativa correta é [C], porque o texto indica dois espaços definidos a partir da composição socioeconômica da população sendo que, a parcela da população que trabalha ou presta serviço aos condôminos, é completamente exclusa do espaço do condomínio. As alternativas seguintes são incorretas porque o texto define o processo de segregação urbana e exclusão social e, portanto, não indica excedente populacional, falta de planejamento urbano, déficit de infraestrutura ou déficit habitacional.   

Resposta da questão 29:
[B]

Desde a década de 1990, quando Barcelona (região da Catalunha, Espanha) foi sede dos Jogos Olímpicos e teve bairros revitalizados, a cidade se tornou um grande polo de atração turística. Recentemente, também um dos maiores focos de turismofobia da União Europeia em decorrência de alguns impactos negativos para a população local. A especulação imobiliária levou a valorização de alguns bairros com a elevação do preço dos imóveis, dos aluguéis e do custo de vida em geral, atraindo as classes média alta e alta. Por sua vez, famílias mais pobres se deslocaram para bairros menos valorizados. Esta mudança, atração de ricos e saída de pobres, configura o fenômeno de gentrificação. O turismo de massa fez com que muitos imóveis em alguns bairros fossem alugados para turistas, elevando o preço para os moradores da própria cidade.  

Resposta da questão 30:
[E]

A alternativa correta é [E], porque o aumento percentual da população idosa concomitante à queda da população jovem indica o envelhecimento da população brasileira. As alternativas incorretas são: [A] e [B], porque a queda percentual da população jovem indica queda da taxa de fecundidade e da taxa de reposição; [C], porque os dados não sustentam a afirmação, haja vista que o crescimento demográfico pode contar com o número de imigrantes que não está indicado na figura; [D], porque o aumento da população adulta indica aumento da população ativa.  

Resposta da questão 31:
[A]

Em 2022, a taxa de natalidade da China foi inferior à taxa de mortalidade, resultando em “crescimento demográfico negativo”, ou seja, um decréscimo na população absoluta. Em 2023, segundo a ONU, a Índia passou a China em população absoluta em decorrência do crescimento demográfico mais elevado. Entre as implicações para a China, o envelhecimento populacional e a perspectiva de redução do percentual da PEA (população economicamente ativa) do país, o que teria impacto no crescimento da economia. Uma das medidas recentes para combater o envelhecimento e recompor a PEA foi a autorização para os casais terem até 3 filhos.  

Resposta da questão 32:
[A]

A afirmativa correta é [A], porque a teoria neomalthusiana concebe que o aumento populacional leva à pobreza. As afirmativas incorretas são: [B], porque a teoria malthusiana estabelece uma relação entre o aumento populacional e a produção de alimentos; [C], porque a transição demográfica é uma teoria que descreve a dinâmica do crescimento populacional; [D], porque a teoria reformista defende que a melhoria da condição socioeconômica, leva à queda da taxa de natalidade; [E], porque a sistematização é a organização do conhecimento geográfico.  

Resposta da questão 33:
[E]

A alternativa correta é [E], porque a macrocefalia urbana é o crescimento desigual dos centros urbanos configurando uma rede urbana desequilibrada. As alternativas incorretas são: [A], porque macrometrópole ou complexo metropolitano expandido é um espaço formado pela conurbação de metrópoles ao redor de uma metrópole central; [B], porque cidade global é uma cidade que exerce polarização em nível mundial; [C], porque megacidades são cidades com população superior a 10 milhões de habitantes; [D], porque megalópole é a junção de duas ou mais metrópoles.  

Resposta da questão 34:
[C]

O grupo desembarcou em Roma (Itália) 3 horas da manhã de sábado (saída 11 horas, mais 12 horas de voo e mais 4 horas de fuso), em Nova York (Estados Unidos) às 15 horas (saída 11 horas, mais 10 horas voo e menos 6 horas de fuso) e no Rio de Janeiro (Brasil) às 22 horas (saída 11 horas, mais 9 horas de voo e mais 2 horas de fuso).  

Resposta da questão 35:
[A]

Para verificação do fuso horário, cabe salientar que cada fuso é representado por uma faixa no mapa e vale 1 hora. Para leste, os horários estão adiantados. Para oeste, os horários estão atrasados. Sendo 12 horas em Brasília, os respectivos horários nas demais cidades são: Los Angeles (7 horas), Argel (15 horas), Moscou (18 horas) e Sidney (1 hora do dia seguinte).  

Resposta da questão 36:
[B]

A alternativa correta é [B], porque o fordismo, modelo de produção industrial adotado no início do século XX, caracteriza-se pela divisão do trabalho na fábrica associado às linhas de montagem e estoques de produção. As alternativas incorretas são: [A] e [D], porque a automação, característica do modelo toyotista, elimina a presença do trabalhador na linha de produção das fábricas; [C], porque telemática é o conjunto de serviços da rede de telecomunicações e, portanto, não é um modelo industrial; [E], porque a desregulamentação e redução/eliminação das leis trabalhistas são características do cenário neoliberal e não se constituem como um modelo de produção industrial.  

Resposta da questão 37:
[D]

O capitalismo de “plataforma” se caracteriza pela presença dos avanços da Terceira Revolução Industrial, mas também pela introdução de características da Quarta Revolução Industrial como a inteligência artificial e a internet das coisas. Caracteriza-se pelo uso intensivo da informática, telecomunicações, softwares, internet e redes sociais. O crescimento da economia “GIG”. Todavia, a nova etapa se dá no âmbito do neoliberalismo, com otimização de tarefas, busca de redução de custos, maximização dos lucros, teletrabalho e flexibilização das relações de trabalho. Neste contexto, ocorre a expansão da uberização das classes trabalhadoras, um tipo de precarização com controle minucioso e alta dependência de plataformas digitais, a exemplo dos entregadores e motoristas de aplicativos.  

Resposta da questão 38:
[C]

Na Amazônia, a conservação dos recursos naturais como a biodiversidade deve ser realizada dentro dos termos do desenvolvimento sustentável, na qual o aproveitamento dos recursos naturais seja racional e vinculado à inovação tecnológica em setores que utilizam a biotecnologia. Assim, é preciso integrar o desenvolvimento regional, científico e industrial com a sustentabilidade.  

Resposta da questão 39:
[C]

Eis a associação correta: I-C (clima tropical: quente, com verão chuvoso e inverno seco), II-B (clima subtropical: chuva bem distribuída, verão quente e inverno frio, com maior amplitude térmica anual), III-D (clima semiárido: quente, com menor índice pluviométrico anual e secas prolongadas) e IV-A (clima equatorial: quente, baixa amplitude térmica e com chuvas abundantes).  

Resposta da questão 40:
[B]

A massa de ar Y é a MPA (Massa Polar Atlântica), fria e com origem na Antártida. No inverno, quando apresenta maior pressão dá origem a frentes frias que diminuem as temperaturas no Sul (geadas e neve esporádica na Serra gaúcha e catarinense) e Sudeste. A MPA rebaixa temperaturas no Centro-Oeste e na Amazônia através do fenômeno friagem. Também atinge o litoral do Nordeste causando chuvas frontais.   

Resposta da questão 41:
[C]

O Brexit foi aprovado por referendo em 2016, trata-se da saída do Reino Unido da União Europeia. A participação maior de conservadores, idosos e da extrema direita xenófoba contrária à entrada de imigrantes e de refugiados no referendo garantiu a vitória em relação aos que defendiam a permanência no bloco europeu. Entre as consequências, eventuais prejuízos para o comércio exterior devido a perda de mercados para as empresas britânicas na Europa, saída de empresas do Reino Unido, desemprego e dificuldades para estrangeiros que trabalham no Reino Unido e para britânicos que trabalham em países do bloco europeu.  

Resposta da questão 42:
[C]

A alternativa correta é [C], porque a xenofobia é a aversão ao estrangeiro, associando-o a características negativas. As alternativas incorretas são: [A], porque gentrificação é a reestruturação urbana de um local, expulsando a população de menor renda para áreas periféricas; [B], porque migração pendular é o deslocamento diário da população; [D], porque transumância é o deslocamento sazonal da população; [E], porque homofobia é a aversão à pessoas homoafetivas.  

Resposta da questão 43:
[D]

A alternativa correta é [D], porque os impactos relatados resultam da segregação socioespacial, onde a população de menor renda ocupa áreas de maior risco ambiental, haja vista que a reserva do solo urbano mais valorizado é apropriada pelo mercado imobiliário. As alternativas incorretas são: [A], porque a tragédia não mostra a hierarquia, mas a segregação do espaço segundo a renda da população; [B], porque o texto ressalta a segregação socioespacial como causa do desastre e não a destruição ambiental; [C], porque o processo citado está associado à especulação imobiliária e não financeira.  

Resposta da questão 44:
[A]

A alternativa correta é [A], porque o maior número de favelas encontra-se nas áreas marginais da cidade onde predomina a população preta e parda. As alternativas incorretas são: [B], porque aumenta em direção às bordas; [C], porque diminui em direção aos espaços centrais; [D], porque a distribuição não é uniforme.  

Resposta da questão 45:
[B]

A alternativa correta é [B], porque o aumento das favelas indica o déficit habitacional da cidade, a desigual apropriação do espaço, os baixos salários e a ausência ou ineficiência das políticas habitacionais.

As alternativas incorretas são: [A], porque a despeito da territorialização da cidade, a favelização indica ausência déficit habitacional; [C], porque ocorre atuação dos movimentos sem teto; [D], porque a violência é consequência e não causa da favelização; [E], porque o processo indica déficit habitacional.  

Mais Gabaritos

Veja os últimos Posts