1. Home
  2. »
  3. Gabarito
  4. »
  5. Gabaritos da Compilação “Sociedade” – UERJ

Gabaritos da Compilação “Sociedade” – UERJ

Confira o gabarito de respostas abaixo.

Este gabarito corresponde às 24 questões de SOCIEDADE que disponibilizamos no nosso grupo de whatsapp. Caso queira participar e ter acesso a mais materiais, entre no grupo 

CHÁ DE HUMANAS – RAIZ

Resposta da questão 1: [D]
O texto enfatiza que existiu uma pluralidade biológica muito grande na diáspora africana, ou seja, os negros escravizados trazidos para o Brasil eram plurais – no sentido biológico – e isso proporcionou uma miscigenação muito diversa no país. A imagem que acompanha a questão corrobora essa diversidade.

Resposta da questão 2: [B]
Somente a alternativa [B] está correta. Na década de 1960 ocorreu uma grande efervescência cultural, política, artística e social. Jovens, estudantes, mulheres, negros surgem como novos sujeitos históricos defendendo diversas bandeiras como a liberdade de expressão, corporal, sexual entre outras e criticavam as velhas estruturas políticas e sociais. O ano de 1968 ficou conhecido como o “Ano que não terminou”.

Resposta da questão 3: [A]
A Constituição de 1934 avançou socialmente ao incluir o direito ao voto feminino, já previsto no código eleitoral de 1932, mas confirmado pela Constituinte em 1934. Já a Constituição de 1988, incluiu pela
primeira vez uma série de garantias contra diversas formas de preconceito, incluindo, dentre elas, a caracterização do racismo como crime inafiançável.

Resposta da questão 4: [D]
Somente a alternativa [D] está correta. A Constituição brasileira de 1988, denominada Cidadã, deve ser pensada tendo como referência o período anterior, a ditadura militar que vigorou entre 1964-1985. A proposta da Assembleia Nacional Constituinte de 1987/1988 era elaborar uma constituição que ampliasse os direitos civis (referente à liberdade individual), direitos sociais (relativos à dignidade humana, como saúde e educação) e direitos políticos (ampliar a participação do povo nas decisões políticas).

Resposta da questão 5: [C]
Tanto em 1917 quanto em 2017, os grevistas brasileiros demonstraram a importância da população se manifestar quando se sentir prejudicada ou oprimida. Tanto que as greves levaram a negociações entre empregados e empregadores. Além disso, em ambos os movimentos, houve repressão policial significativa a partir da resposta do Estado às greves.

Resposta da questão 6: [A]
A questão aponta para uma característica da nossa história, uma forte polarização ideológica em determinados contextos como ocorreu em 1964 Jango anunciou sua proposta denominada de “Reformas de Base” quedefendia uma ampla reforma no país no campo da educação, reforma agrária,
urbana, tributária, etc. Nesta conjuntura histórica, a Guerra Fria estava tensa devido a Guerra do Vietnã, Revolução Cubana e o assassinato de Kennedy,presidente dos EUA.

Resposta da questão 7: [C]
[Resposta do ponto de vista da disciplina de História]
O estudioso Marcelo Buzzeto, sobre o assunto, explica que: “(…) em 1967,uma nova onda  expansionista-colonialista por parte de Israel, que1947 deveria ser administrada pela ONU), as Colinas  Golan (Síria) e a Península do Sinai (Egito). Com isso, a violência contra os palestinos só cresceu e, apesar das inúmeras resoluções da ONU, Israel não recuou até hoje para as fronteiras anteriores a 1967, pois essas terras invadidas (Gaza e Cisjordânia) seriam o território que, segundo a ONU, deveria ser o Estado Palestino (…)”. Sendo assim, os palestinos que vivem em territórios dominados por Israel têm cerceados vários dos seus direitos, desde o de ir e vir até o da nacionalidade.

[Resposta do ponto de vista da disciplina de Geografia]
Como mencionado corretamente na alternativa [C], a citação do enunciado refere-se à Questão Palestina, cuja disputa territorial entre árabes palestinos e judeus, foi permeada por diversos tratados, como o Plano de Partilha, de 1947, e várias guerras, como a Guerra dos Seis Dias (1967), em que Israel quadriplica seu território original, imputando aos palestinos a condição de uma nação sem pátria. Estão incorretas as alternativas [A], [B] e [D], porque as referências apontadas pelo enunciado não correspondem à situação das nações citadas.

Resposta da questão 8: [D]
Desde 1964 o Brasil viveu sob um regime ditatorial, no entanto a ditadura brasileira teve alguns aspectos peculiares, levando muitos a considerá-la como uma “ditadura disfarçada”. O Poder Legislativo foi mantido, apesar da falta de liberdade e de fechado por pequenos períodos, eleito pelo voto direto, inclusive das mulheres. Os sindicatos também existiam, porém, grande parte deles sofreu intervenção ou teve sua ação limitada por novas leis de exceção. A organização partidária existente foi alterada pelo AI-2, que instituiu no país o bipartidarismo, com a ARENA e o MDB.

Resposta da questão 9: [A]
A Revolta está relacionada principalmente aos maus-tratos destinados aos marinheiros, grande parte deles negros, ex-escravizados ou descendentes de escravizados, considerados inferiores. Mesmo com a abolição da escravidão (1888), com a Proclamação da República (1889) e com a nova Constituição (1891), o preconceito se manteve com um discurso pseudocientífico, que considerava o homem branco como superior, conhecido como “darwinismo social”.

Resposta da questão 10: [B]
Desde o período da colonização, com a chegada forçada da população negra africana escravizada, o trabalho manual foi associado aos grupos considerados inferiores na sociedade e, por esse motivo, desvalorizado.

Resposta da questão 11: [A]
A inclusão – ou não – de qualquer classe ou categoria de pessoas, ou qualquer coletividade, no direito de voto ou representação política é uma questão de direitos políticos.

Resposta da questão 12: [D]
O sindicalismo forte nos países desenvolvidos deu garantias a uma parcela maior de trabalhadores que ingressaram no mercado de consumo e possibilitaram maior estabilidade a economia na medida em que muitas empresas passaram a vender mais para um setor da sociedade até então excluída. Ao mesmo tempo, diversos governos se preocuparam em garantir uma política social de garantias mínimas no campo da educação, saúde, saneamento e transportes.

Resposta da questão 13: [A]
As frases e a relação delas com as figuras femininas na publicidade usada no exercício, aludem às manifestações feministas próprios da década de 1960 e seu conteúdo político, cujas implicações asseguraram maior liberdade às mulheres, a partir de então.

Resposta da questão 14: [D]
Dois momentos perceptíveis no gráfico de significativo aumento do eleitorado foram entre as décadas de 1930-1950 e 1980-1990. As justificativas para essa expansão do número de eleitores (e, consequentemente, da cidadania política) são, respectivamente, a inclusão do voto feminino com a Constituição de 1934 e a inclusão do voto dos analfabetos com a Constituição de 1988.

Resposta da questão 15: [A]
A questão remete ao histórico discurso do presidente do Brasil, João Goulart, na Central do Brasil no dia 13 de março de1964. Neste encontro, Jango, de forma populista, apresentou as Reformas de Base para aproximadamente 150 mil pessoas com a promessa da reforma agrária e antecipou a futura reforma urbana. Este discurso incomodou muitos os conservadores e contribuiu para a
deposição de João Goulart em 1964.

Resposta da questão 16: [B]
[Resposta do ponto de vista da disciplina de História] O Estado de Direito é aquele que respeita as liberdades civis, os direitos humanos e as liberdades fundamentais por proteção jurídica. No Estado de Direito, inclusive as autoridades estão sujeitas à aplicação da lei. Um Estado de Direito respeita o indivíduo, os direitos sociais e os direitos coletivos. Tal Estado não existia no Brasil ditatorial, mas existe no de hoje.

[Resposta do ponto de vista da disciplina de Geografia]
Como mencionado corretamente na alternativa [B], o contexto político da década de 1960 foi marcado pelos governos militares, ao passo que, no atual, estabeleceu-se a democracia, cujo Estado de Direito preconiza a separação dos poderes e o respeito aos direitos fundamentais. Estão incorretas as alternativas: [A], porque no período militar, embora fosse suprimida a escolha direta para presidente e governadores, manteve-se aberta a escolha para câmara de vereadores; [C] e [D], porque no governo militar os poderes são subordinados ao regime militar.

Resposta da questão 17: [D]
No final do século XIX, a concentração fundiária e as secas pioraram a situação dos pobres; muitos se organizaram em bandos para assaltar e conseguir alimentos; por outro lado cada coronel procurava formar bandos armados responsáveis pela violência direta sobre os trabalhadores rurais, fato que originou outros grupos, que surgiram para combater desmandos ou injustiças de algum coronel ou ainda para resistir ao alistamento militar obrigatório.

Resposta da questão 18: [B]

Como o próprio texto nos mostra, a Greve dos Metalúrgicos do ABC, ocorrida em 1979, foi geral, abarcando metalúrgicos de todo o país, interrompendo a produção de um setor estratégico para o país naquele momento. Além disso, o texto também afirma que os grevistas tiveram apoio de setores civis, como a Igreja Católica, do MDB e de artistas.

Resposta da questão 19:[A]
As reivindicações das mulheres ao longo da história são expressão de uma luta por ampliação do conceito de cidadania. Vale ressaltar que a própria origem da Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão, promulgada em 1789 na França, pouco considerava as mulheres em seus artigos. Fato este que tem se alterado sobretudo a partir do século XX.

Resposta da questão 20: [A]
Segundo a questão, a Turquia não reconhece o genocídio armênio por temer punições internacionais. Todo ato de genocídio tem como princípio um preconceito étnico, tal como afirma a alternativa [A].

Resposta da questão 21: [C]
Ao mesmo tempo em que os Estados Unidos têm como símbolo a democracia, eles também possuem fortes contradições sociais, em especial uma grande desigualdade étnica. É por isso que, ainda na atualidade, esses grupos se manifestam em busca de igualdade e de acesso pleno aos seus direitos civis e sociais.

Resposta da questão 22: [C]
A questão pode gerar confusão no aluno por, em todas as alternativas, apresentar termos que fazem sentido em relação às populações indígenas. No entanto, a alternativa [C] parece ser a mais correta por conter termos mais atuais. “Tutela”, “aculturação” e “miscigenação” são termos que foram abandonados para se referir às populações indígenas.

Resposta da questão 23: [C]
O trabalho de Simone de Beauvoir aponta, nesta questão, para o caráter histórico e cultural da condição de feminilidade, diferenciando-se de abordagens deterministas e biológicas, que acabam por determinar uma condição de submissão e de opressão sofrida pelas mulheres.

Resposta da questão 24: [D]

O contexto apresentado pelo gráfico faz referência ao período de redemocratização no Brasil. Nesse momento, as pessoas puderam reaver seu direito de liberdade de expressão, intimamente relacionado ao exercício da democracia. A questão procura enfatizar exatamente esse aspecto, em detrimento de outros fatores políticos igualmente relevantes.

Mais Gabaritos

Veja os últimos Posts