Este gabarito corresponde às 20 questões sobre Guerra Fria que disponibilizamos no nosso grupo de whatsapp. Caso queira participar e ter acesso a mais materiais, entre no grupo
Resposta da questão 1: [C]
A questão remete ao surgimento e expansão da OTAN. A OTAN foi criada em 1949 e, a partir da década de 1990, sofreu um processo de expansão. A expansão ocorreu a partir do fim da Guerra Fria, a extinção do Pacto de Varsóvia e o fim da URSS. Atualmente, tal expansão é bastante criticada pelo governo da Rússia.
Resposta da questão 2: [D]
Durante o holocausto provocado pelo partido Nazista contra, principalmente, judeus, e a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a Alemanha estava alinhada diplomaticamente aos demais países do Eixo, Itália e Japão. Depois da derrota alemã na guerra, durante a Guerra Fria, a Alemanha mudou sua política diplomática para a multilateralidade, conforme mostram o texto e a imagem.
Resposta da questão 3: [D]
A Alemanha foi derrotada na Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e punida duramente pelo Tratado de Versalhes de 1919. A Alemanha também foi derrotada na Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e foi dividida em quatro zonas de ocupação pelos países vencedores (URSS, EUA, Inglaterra e França). Dessas quatro zonas surgiram as duas Alemanhas, a capitalista e a socialista, no contexto da Guerra Fria. Em 1989, com o declínio do bloco soviético, ocorreu a unificação alemã associada a um projeto nacionalista.
Resposta da questão 4: [C]
Em 1945 terminou a Segunda Guerra Mundial e começou a Guerra Fria, um conflito ideológico entre duas potências mundiais: EUA e URSS. Os EUA implantaram o Plano Marshall visando inibir o avanço comunista investindo capital na Europa Ocidental capitalista.
Resposta da questão 5: [C]
A tirinha faz referência à “cortina de ferro”, que simbolizava a divisão da Europa após a Segunda Guerra Mundial, entre a Europa Ocidental capitalista e a Europa Oriental comunista. Portanto, trata-se do contexto da Guerra Fria e da bipolaridade política e ideológica entre EUA e URSS.
Resposta da questão 6: [B]
Na década de 1960 ocorreu grande efervescência cultural, política, artística e social. Jovens, estudantes, mulheres, negros surgem como novos sujeitos históricos defendendo diversas bandeiras como a liberdade de expressão, corporal, sexual, entre outras, e criticavam as velhas estruturas políticas e sociais. O ano de 1968 ficou conhecido como “o ano que não terminou”.
Resposta da questão 7: [B]
As décadas de 1960 e 1970 fazem parte do contexto global da Guerra Fria. Esta, por sua vez, apresentou ao mundo, durante a chamada coexistência pacífica, a Corrida Espacial, momento no qual EUA e URSS duelaram para provar que lado tinha mais desenvolvimento tecnológico, através da tentativa de chegar ao espaço. Além disso, nos EUA, no mesmo período, ocorreram as lutas da população negra pelo reconhecimento de seus direitos civis.
Resposta da questão 8: [D]
O texto apresenta um olhar sobre as reformas implantadas na URSS na década de 1980 pelo presidente Mikhail Gorbachov denominadas Perestroika e Glasnost, que contribuíram para o fim da URSS com a fragmentação das antigas repúblicas soviéticas e provocando um redimensionamento da identidade cultural.
Resposta da questão 9: [D]
A partir da década de 1990 com o fim da Guerra Fria e o começo da globalização econômica mundial, diversos países do Sudeste Asiático se modernizaram com uma política industrializante, culminando em uma aproximação entre Oriente e Ocidente. É o caso do ingresso do Vietnã na OMC, Organização Mundial do Comércio.
Resposta da questão 10: [B]
A primeira letra faz uma nítida referência à Guerra Fria ao mencionar a Guerra do Vietnã, um símbolo do confronto entre capitalismo e socialismo. Já a segunda letra foi muito tocada no Brasil durante a década de 1970 no contexto da ditadura militar, enfatizando um nacionalismo ufanista que enaltecia o país.
Resposta da questão 11: [C]
A questão aponta para um relevante acontecimento: a visita à Cuba do presidente dos EUA, Barack Obama, e o show dos Rolling Stones em Havana, em 2016. Na década de 1960, durante a Guerra Fria, a relação entre Cuba e EUA foi deteriorada devido à Revolução Cubana de 1959, que produziu a expulsão da ilha da Organização dos Estados Americanos (OEA), bem como o embargo econômico dos EUA, que ainda persiste. No entanto, o mundo bipolar ruiu em 1991 com o fim da URSS, surgindo uma “Nova Ordem Mundial”, caracterizada por um mundo neoliberal e ancorada na multipolaridade.
Resposta da questão 12: [A]
O fim da Guerra Fria coincide com a queda da URSS, que teve como efeito a redemocratização do Leste Europeu, o que gerou a formação de diversas novas repúblicas no mapa da Europa.
Resposta da questão 13: [C]
A recente aproximação entre Cuba e os EUA, reflexo das mudanças no Estado cubado e do estilo político do presidente norte-americano Barack Obama, proporcionou a reabertura das embaixadas de ambos os países e a volta do diálogo entre as duas nações. Isso abre caminho para o fim do embargo econômico norte-americano sobre Cuba, algo que deve ser discutido entre os dois países a partir de agora.
Resposta da questão 14: [D]
Um dos objetivos dos lados conflitantes da Guerra Fria era mostrar a superioridade do seu modo de organização político-econômico através do avanço tecnológico. Nesse contexto, a corrida espacial foi uma das maiores ocorrências e a maior consequência tecnológica da Guerra Fria. E a big Science foi usada pelo governo norte-americano nas pesquisas espaciais.
Resposta da questão 15: [B]
A Guerra da Coreia ocorreu no contexto da Guerra Fria, período da geopolítica em que os EUA e URSS exerciam a hegemonia. Estão incorretas as alternativas [A], porque não descreve nenhum sistema internacional de poder, [C], porque não ocorreu hegemonia soviética no terceiro mundo, mas nos países socialistas, e [D], porque não descreve nenhum sistema internacional de poder.
Resposta da questão 16: [B]
A Guerra do Vietnã foi um dos piores episódios da Guerra Fria. Para os EUA, a guerra significou o massacre de diversos soldados devido a intervenção do país no conflito asiático. Woodstock era um festival que se denominava “pela paz e pelo não armamento”. Criticar a Guerra do Vietnã, portanto, era uma de suas premissas.
Resposta da questão 17: [D]
A situação do Vietnã atual normalmente não é retratada nos livros de história, que geralmente se referem à Guerra do Vietnã e ao modelo desenvolvido nas décadas seguintes. É possível chegar à resposta a partir da interpretação do texto e da associação que se pode fazer com o crescimento da economia chinesa, que mantém um modelo de poder controlado pelo Partido Comunista.
Resposta da questão 18: [D]
O sindicalismo forte nos países desenvolvidos deu garantias a uma parcela maior de trabalhadores que ingressaram no mercado de consumo e possibilitaram maior estabilidade à economia na medida em que muitas empresas passaram a vender mais para um segmento da sociedade até então excluído. Ao mesmo tempo, diversos governos se preocuparam em garantir uma política social de garantias mínimas no campo da educação, saúde, saneamento e transporte.
Resposta da questão 19: [C]
O Muro de Berlim tornou-se um símbolo da Guerra Fria, conflito político-ideológico entre EUA e URSS que caracterizava a oposição capitalismo versus socialismo entre 1945 e 1989 e que envolvia todo o planeta. Ambas as potências procuravam preservar ou ampliar áreas de influência por todo o mundo, utilizando-se de ações políticas, econômicas e militares.
Resposta da questão 20: [B]
A rivalidade entre russos e norte-americanos não ocorreu somente na adesão e construção de armamentos, mas também no campo tecnocientífico. Buscando recuperar o atraso na corrida espacial, o governo dos EUA fez grandes investimentos para levar astronautas à Lua.