1. Home
  2. »
  3. Gabarito
  4. »
  5. Gabaritos da Compilação sobre DITADURA – UERJ

Gabaritos da Compilação sobre DITADURA – UERJ

Confira o gabarito de respostas abaixo.

Este gabarito corresponde às 25 questões de DITADURA que disponibilizamos no nosso grupo de whatsapp. Caso queira participar e ter acesso a mais materiais, entre no grupo 

CHÁ DE HUMANAS – RAIZ

Resposta da questão 1: [D]

A alternativa [D] está correta porque indica a extrema concentração de renda resultante do período conhecido como “milagre econômico”, cujo aumento do PIB baseou-se em forte endividamento do Estado e arrocho salarial. As demais alternativas são incorretas porque não expressam a concentração de renda ocorrida no período.

Resposta da questão 2: [B]

No contexto da ditadura militar no Brasil, 1964-1985, ocorreu um grande crescimento econômico através do denominado “milagre brasileiro”, porém não ocorreu distribuição de renda, mas um significativo aumento da dívida externa, desvalorização do salário mínimo e arrocho salarial. A peça teatral através do diálogo de Creonte e Jasão aponta o outro lado do “milagre econômico”, a precarização das atividades laborais.

Resposta da questão 3: [C]  

Sem dúvida ocorreu uma grande mudança de pensamento e mentalidade comparando as décadas de 1960/1970 com o século XXI. Surgiram os novos movimentos sociais levantando bandeiras como os direitos humanos e o meio ambiente, entre outras. A questão da sustentabilidade ganhou força na agenda política mundialmente. O crescimento econômico deve ser acompanhado da utilização de uma matriz energética mais limpa possível.

Resposta da questão 4: [D]

Logo após o golpe militar de 1964, o governo do general Castelo Branco decretou o AI-1, Ato Institucional nº1, de 09 de abril de 1964, estabelecendo: eleições indiretas para presidente da República, o executivo poder cassar mandatos parlamentares e a retirada de direitos políticos, criou o Serviço Nacional de Investigação, suspensão da estabilidade de servidores públicos, entre outras medidas.

Resposta da questão 5: [D]

O tropicalismo foi um movimento estético liderado por Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa entre outros grandes artistas. O movimento influenciou outras artes como a poesia, cinema, artes cênicas etc. A proposta era mesclar elementos da cultura tradicional brasileira com outras experiências estéticas de vanguarda, como a Pop Art, produzindo um experimentalismo cultural através do sincretismo entre vários estilos. Abordavam o cotidiano de maneira poética, inovadora e criativa e acreditavam que a inovação estética já era uma forma de revolução.

Resposta da questão 6: [D]

O personagem Zeferino, ao ser informado que a caatinga seria integrada ao sulmaravilha, pergunta o que chegaria no sertão: água, hospital, padarias, mas recebe como resposta que o que estava chegando era uma televisão. Logo, a charge ilustra que, apesar da chegada da tecnologia, o interior brasileiro continuou carente de elementos que, de fato, diminuíssem as desigualdades, como o acesso à educação, água, esgoto tratado, saúde e alimentos.

Resposta da questão 7: [C]

As palavras do ex-presidente Ernesto Geisel mostram claramente que em 1964 ocorreu um golpe, e não uma revolução: “O que houve em 1964 não foi uma revolução. […] Era algo destinado a corrigir, não a construir algo novo, e isso não é revolução.

Resposta da questão 8: [B]

A questão remete ao bipartidarismo implantado no Brasil em 1965. Havia a ARENA, Aliança Renovadora Nacional, partido que apoiava o governo, e o MDB, Movimento Democrático Brasileiro, que era a oposição consentida ou “de mentirinha”. A partir de 1974, a economia brasileira começou a se esgotar, era a crise do chamado “milagre brasileiro”. Desta forma, o MDB passou a fazer oposição de verdade aos militares. Nas eleições legislativas de 1974, o MDB venceu a ARENA nas grandes cidades.

Resposta da questão 9: [A]

A partir da ditadura militar ocorreram incentivos para a colonização e desenvolvimento de atividades econômicas na Amazônia (SUDAM, SUFRAMA e Banco da Amazônia: incentivos fiscais e financiamento de empreendimentos). A região atraiu imigrantes de outros lugares do Brasil e houve avanço da pecuária bovina, agricultura, mineração, exploração de madeira, indústria e obras de infraestrutura como rodovias e hidrelétricas. Porém, o impacto ambiental foi a aceleração do desmatamento. Todavia, houve geração de empregos na região.

Resposta da questão 10: [C]

A análise dos gráficos indica o aumento da riqueza promovido pelo crescimento econômico sem, contudo, ter ocorrido a distribuição do volume financeiro entre as classes sociais, intensificando a concentração de renda no país.

Resposta da questão 11: [D]

A ocupação da Amazônia no período militar contou com duas fases, sendo o primeiro período associado à ocupação da última fronteira agrícola do país por pequenos produtores, e o segundo período marcado pelo fim dos projetos de colonização e início dos megaprojetos. Neste segundo período, a economia do país viveu um processo de internacionalização, com o fortalecimento de uma política de abertura da economia.

Resposta da questão 12: [A]

“Milagre econômico” foi uma expressão criada para designar o período entre 1969 e 1973, apogeu da ditadura militar, durante o governo Médici, que criou uma ideia de prosperidade econômica devido à redução da inflação, elevação dos níveis de emprego, aumento do consumo por meio de crédito a longo prazo e juros baixos. Foi uma época de grande ingresso de empresas e capitais estrangeiros, com acentuado aumento da dívida externa.

Resposta da questão 13: [A]

Os slogans foram produzidos em períodos históricos distintos e refletem diferentes concepções políticas. O governo Médici foi o ápice de ditadura, pois foi o período mais repressivo, apoiado na ideia de segurança nacional e na luta contra “inimigos internos”. Já o slogan do governo Lula, numa época democrática, reflete uma nova forma de perceber a sociedade e o país ao desenvolver políticas sociais que visam diminuir as desigualdades e valorizar as diferentes culturas.

Resposta da questão 14: [A]

Uma das características mais marcantes do tropicalismo foi a mistura de ritmos e instrumentos nacionais, em especial os instrumentos de percussão, com a guitarra elétrica. Nesse sentido, não havia uma preocupação em denunciar o estrangeiro (como a guitarra, por exemplo), nem apenas destacar o nacional. Criticado, Caetano Veloso julgou sofrer “patrulhamento ideológico” por grupos de esquerda que gostariam de homogeneizar a cultura, defendendo apenas um comportamento politizado e engajado, de denúncia da ditadura militar e do apoio do governo dos EUA a ela.

Resposta da questão 15: [D]

É possível observar a partir de 1968 o constante aumento do PIB per capita brasileiro. Isso demonstra que o país passou a produzir mais e, a soma da produção nacional dividida pelo número de habitantes passou a ser maior. Por outro lado, o salário mínimo real continuou no mesmo patamar. O afastamento dessas duas linhas indica, portanto, que a maior riqueza do país não foi dividida de maneira equalitária, provocando concentração de renda.

Resposta da questão 16: [A]

Após o assassinato do estudante secundarista Edson Luís pela PM do Rio de Janeiro, foi organizada uma das maiores manifestações até então contra a ditadura militar. Ocorrida no centro do Rio de Janeiro, a passeata do cem mil provocou dura reação dos militares que, em dezembro de 1968, instituíram o AI-5, ato institucional que limitava os direitos civis e políticos da população e radicalizava a repressão pelo regime.

Resposta da questão 17: [B]

O gráfico evidencia que entre 1974 e 1976 há um decréscimo das exportações de industrializados brasileiros. A explicação para tal processo foi a crise internacional do petróleo decorrente da elevação do preço do produto, motivada pelo embargo imposto pelos países árabes produtores de petróleo aos EUA e à Europa, devido ao apoio dado a Israel na guerra do Yom Kippur em 1973. No Brasil, a crise provocou a retração de mercados trazendo prejuízos às exportações.

Resposta da questão 18: [D]

Na década de 1970, a política nacional de cunho desenvolvimentista previa ações planejadas de ocupação econômica das fronteiras com atividades como pecuária, mineração, obras civis, entre outros, muito vinculadas às migrações dirigidas ao Norte e Centro-Oeste. A década de 1970 marca também o início da conscientização ecológica nos diversos níveis da sociedade. Atualmente, devido às discussões sobre economia e sua relação com o meio-ambiente, as ações planejadas para a Amazônia consideram formas sustentáveis de exploração.

Resposta da questão 19: [D]

Entre as consequências do “milagre econômico”, podemos apontar o aumento da dependência do país ao capital internacional em razão das concessões do governo militar aos investimentos estrangeiros e o aumento da concentração de renda devido ao arrocho salarial, fruto do declínio do salário mínimo real.

Resposta da questão 20: [B]

As diretrizes da diplomacia externa brasileira nos anos 1970 eram formuladas pelo governo militar e pautadas pela ideia de soberania nacional e controle do território, além do nacionalismo característico do regime. Já nos anos 1990, o Brasil passa a respeitar os organismos internacionais de negociação multilateral.

Resposta da questão 21: [A]

Em 1969, o Brasil vivenciava os anos iniciais do “milagre econômico”. Com o crescimento econômico, o governo militar propagandeava a ideia de um “Brasil grande”, alimentando o ufanismo da população. Ao mesmo tempo, a construção de estradas ligando o centro-sul às regiões Norte e Centro-Oeste passava a imagem de integração do território nacional até os seus últimos rincões.

Resposta da questão 22: [B]

O cartaz apresenta um caminhão carregado de madeira por uma estrada não asfaltada, o que remete à construção de rodovias pelo Norte e Centro-Oeste durante os governos militares. Do mesmo modo, a personagem retrata com roupas indicando marca de bebidas indica a aculturação da população das mesmas regiões.

Resposta da questão 23: [A]

O AI-2 instituiu o bipartidarismo no Brasil em 1965, abolindo os partidos existentes e criando apenas dois. A ARENA, Aliança Renovadora Nacional, partido que apoiava o governo, e o MDB, Movimento Democrático Brasileiro, que era a oposição consentida.

Resposta da questão 24: [A]

Durante a ditadura militar, o Estado, apoiado por amplos setores da classe média, adotou uma postura conservadora em relação à sociedade, coibindo fenômenos considerados ofensivos à moral vigente. Isso incluía a censura teatral e demais formas artísticas, a vigilância das roupas consideradas adequadas, entre outros.

Resposta da questão 25: [A]

A propaganda feita pelos governos militares exaltava o patriotismo obrigatório. Ou se seguia os ideais propagados pelo Estado ou era considerado subversivo pelo regime e, portanto, deveria abandonar o país.

Mais Gabaritos

Veja os últimos Posts