1. Home
  2. »
  3. Gabarito
  4. »
  5. Gabaritos da Compilação de Vargas – UERJ

Gabaritos da Compilação de Vargas – UERJ

Confira o gabarito de respostas abaixo.

Esse gabarito corresponde às 30 questões de Geopolítica e Política Internacional que disponibilizamos no nosso grupo de whatsapp. Caso queira participar e ter acesso a mais materiais, entre no grupo Chá de Humanas Raiz

Resposta da questão 1:

[B]

A participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial (1939-1945) era contraditória. O Brasil vivia uma ditadura denominada Estado Novo (1937-1945), com o poder centralizado nas mãos do presidente Getúlio Vargas, que declarou guerra contra as ditaduras do Eixo (Itália, Alemanha e Japão).

Resposta da questão 2:

[D]

A política de Vargas com relação aos trabalhadores é definida como trabalhismo. Através dela, Vargas pretendia formar uma classe trabalhadora produtiva e ordeira, apoiadora do governo, em troca da concessão de diversos benefícios trabalhistas, expressos na CLT.

Resposta da questão 3:

[B]

No quadro que compõe a questão, a artista procurou mostrar a diversidade do operariado paulistano em meados da década de 1930. Percebe-se que Tarsila do Amaral reproduziu a diversidade migratória que caracterizava nosso operariado: é possível perceber rostos com fisionomias europeias e asiáticas, além de duas mulheres fazendo o uso de véus, possivelmente uma referência aos imigrantes sírio-libaneses.

Resposta da questão 4:

[A]

Os dois governantes são considerados populistas. No entanto, as imagens destacam um aspecto da política industrial. Vargas criou uma empresa estatal automobilística enquanto JK possibilitou o ingresso de empresas estrangeiras no país. Apesar desta diferença, destaca-se a preocupação com a industrialização do país, com a formação de parques industriais, urbanização e estímulo ao mercado interno.

Resposta da questão 5:

[C]

A expansão dos meios de comunicação foi fundamental para a criação de modelos e padronização de comportamentos nas cidades, destacando-se São Paulo e Rio de Janeiro. Ainda não é possível falar de uma cultura de massa, nem sociedade de consumo, mas podem se identificar suas raízes.

Resposta da questão 6:

[B]

Durante o Estado Novo, a política varguista preservou as características populistas, marcadas pelo assistencialismo e pelo controle sobre os sindicatos. A carteira de trabalho foi instituída em 1932 apenas para os trabalhadores urbanos e reforçou a ideia de que o governo protegia os trabalhadores e lhes dava garantias mínimas.

Resposta da questão 7:

[C]

Ao observar as informações dadas pelo enunciado, o estudante se depara com a origem do cartaz: “Mais borracha para a vitória do Brasil”. O enunciado reforça a ideia de que o país vivia um esforço de guerra e de que necessitava de trabalhadores para a região da Amazônia.

Reposta da questão 8:

[C]

Jeca-Tatu é uma das personagens que serviu de instrumento de campanha em favor do saneamento e da educação da população brasileira sobre uma doença tropical que, na época, matava milhões de brasileiros e era negligenciada tanto pela população quanto pelos governantes: ancilostomose, ou amarelão.

Resposta da questão 9:

[C]

Durante a gestão de Henrique Dodsworth no governo da então capital federal, a cidade do Rio de Janeiro foi alvo de reformas urbanas voltadas, entre outros aspectos, para a ampliação e modernização de vias de circulação rodoviária, com o objetivo de facilitar as comunicações entre as áreas centrais e periféricas do município. Dentre essas reformas, destaca-se a construção da avenida Presidente Vargas, conectando a avenida Rio Branco com a avenida Brasil.

Resposta da questão 10:

[A]

O uso do personagem Pato Donald na publicidade indica a aproximação com os Estados Unidos no contexto da entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial. Essa aproximação envolvia investimentos americanos na construção da indústria de base brasileira, delegações culturais, como a que trouxe Walt Disney para filmar no Brasil nos anos 1940 e, por fim, a participação do Brasil no conflito do lado dos Aliados (EUA, URSS, França e Inglaterra).

Resposta da questão 11:

[C]

A era Vargas (1930-1945) foi marcada pela reorientação da política econômica, a partir daquele momento voltada para a industrialização. Para tanto, foram feitos investimentos na infraestrutura necessária para o desenvolvimento industrial e concessão de direitos trabalhistas ao operariado urbano.

Resposta da questão 12:

[C]

Através do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), Vargas utilizou as manifestações culturais populares como um elemento de construção da identidade nacional. Assim, o chamado samba-exaltação cumpriu a função de engrandecer a imagem do país e de sua cultura.

Resposta da questão 13:

[A]

O voto feminino, instituído no Código Eleitoral de 1932, foi constitucionalizado em 1934. Por sua vez, a noção jurídica do racismo como crime inafiançável apareceu pela primeira vez na Constituição pós-ditadura, isto é, em 1988.

Resposta da questão 14:

[C]

Embora possuam diferenças em relação à entrada de indústrias estrangeiras no Brasil, tanto Vargas quanto JK adotaram políticas estatais de estímulo ao desenvolvimento industrial.

Resposta da questão 15:

[A]

As obras de Cândido Portinari e Graciliano Ramos retratam a emigração de famílias do sertão semiárido para a região Sudeste. Os retirantes – nome dado aos emigrantes nordestinos nos anos 1930 – tinham como objetivo deixar as condições precárias de fome e seca, provocando, portanto, um êxodo rural.

Resposta da questão 16:

[A]

As imagens retratam três momentos do Estado Novo varguista. O primeiro é o flerte do regime com as ditaduras fascistas da Europa. O segundo é acordo que garantiu a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial do lado dos Aliados. O terceiro é a ênfase de Vargas na política trabalhista, culminando na criação do Partido Trabalhista Brasileiro – PTB.

Resposta da questão 17:

[B]

A industrialização do Brasil na Era Vargas é marcada pela concentração do parque produtivo brasileiro no eixo Rio-São Paulo, gerando disparidades regionais manifestas através do PIB regional.

Resposta da questão 18:

[A]

O projeto de industrialização do Brasil levado a cabo por Getúlio Vargas tinha como primeiro objetivo consolidar uma indústria de base capaz de produzir os insumos necessários para o subsequente estabelecimento de uma indústria de bens de consumo duráveis. Para isso, foram criadas a Companhia Vale do Rio Doce e a Companhia Siderúrgica Nacional.

Resposta da questão 19:

[A]

Com o avanço das tecnologias de comunicação, sobretudo o rádio e o cinema, o Brasil começou a receber influências dos países com indústria cultural mais consolidada. Contudo, a letra de Noel Rosa mostra como essa influência era reelaborada localmente.

Resposta da questão 20:

[D]

Apesar da organização do primeiro projeto articulado de industrialização para o país, os resultados desse projeto ainda eram muito limitados no final dos anos 1930. A industrialização e urbanização só se tornariam robustas nas décadas seguintes.

Mais Gabaritos

Veja os últimos Posts