Esse gabarito corresponde às 20 questões de Globalização/Indústria que disponibilizamos no nosso grupo de whatsapp. Caso queira participar e ter acesso a mais materiais, entre no grupo CHÁ DE HUMANAS – RAIZ
Resposta da questão 1: [D]
Como mencionado corretamente na alternativa [D], a ocupação da Amazônia no período militar contou com duas fases, sendo o primeiro período associado à ocupação da última fronteira agrícola do país por pequenos produtores, marcado no segundo período pelo fim dos projetos de colonização e início dos megaprojetos. Neste período a economia do país viveu um processo de internacionalização, com o fortalecimento de uma política de abertura da economia e de um discurso de promoção do desenvolvimento social através de favorecimentos às empresas que deveriam gerar empregos.
Resposta da questão 2: [D]
A política econômica da Dama de Ferro caracterizou-se pela defesa da não intervenção do Estado na economia, pela exaltação das virtudes do livre-mercado e pela privatização em massa, todas características do neoliberalismo. Como mencionado corretamente na alternativa [D], o governo de Margaret Thatcher foi orientado por uma clara política neoliberal, em que o Estado Mínimo foi praticado com as privatizações, desregulamentação do setor financeiro, eliminação do salário mínimo, redução do Estado do bem-estar social, combate aos sindicatos, pool tax, entre outros. Estão incorretas as alternativas: [A], porque fordismo é um sistema de produção característico da 2ª revolução industrial; [B], porque trabalhismo é uma vertente política associada a movimentos operários; [C], porque corporativismo é um sistema político característico da Itália fascista.
Resposta da questão 3: [A]
A alternativa correta é [A], porque a mudança na estratégia locacional das grandes
corporações é o reshoring, ou seja, trazer de volta para o país de origem a produção. Essa mudança surge em resposta ao atual modelo produtivo que é o offshoring ou a produção flexível, onde a manutenção dos estoques reduzidos tem sido um obstáculo perante a queda da circulação dos produtos com o lockdown da China e a guerra na Ucrânia e a possibilidade de não os renovar. As alternativas incorretas são: [B] e [C], porque o problema que se apresenta com a produção offshoring não é a implementação de tecnologias ou os trabalhadores qualificados, mas a queda da circulação dos produtos que não permite mais que os países mantenham estoques reduzidos, sem a perspectiva de repô-los; [D], porque a
disseminação de mercadorias é uma prática offshoring e tem se tornado um problema, porém a produção não se refere somente à mercadorias descartáveis.
Resposta da questão 4: [C]
A alternativa [C] está correta porque no intervalo entre 1993-2016, os Estados Unidos registram maior importação da China e México indicando realocação da produção industrial e novos acordos multilaterais. As alternativas incorretas são: [A], porque os países da tabela indicam produção de manufaturas; [B], porque não ocorreu integração dos tecnopolos; [D], porque o gráfico indica produção e não consumo.
Resposta da questão 5: [C]
O mapa representa maior fluxo aéreo entre os países desenvolvidos e, portanto, como mencionado corretamente na alternativa [C], um retrato da intensificação das relações criado pelo processo de globalização entre os países que o lideram. Estão incorretas as alternativas: [A], porque o processo não se refere à aculturação; [B], porque a análise do contexto global do tráfego não indica o processo de urbanização dos países; [D], porque o mapa indica o fluxo aéreo e não a conurbação das metrópoles.
Resposta da questão 6: [B]
Como mencionado corretamente na alternativa [B], a charge versa sobre o processo de terceirização, que com a transferência de parte da produção para fora do país, causa uma crise de empregabilidade, cujos salários são a base do consumo da economia estadunidense. Estão incorretas as alternativas: [A], porque a charge não faz referencia à rede de transportes; [C], porque a charge não faz referencia aos investimentos nas indústrias; [D], porque a charge não faz referencia aos benefícios trabalhistas ou à questão da restrição dos imigrantes.
Resposta da questão 7: [C]
Como mencionado corretamente na alternativa [C], a ilustração remete ao conceito de homogeneização dada à padronização observada, ao passo que o texto remete ao conceito de diversidade cultural, no qual o autor cita as variações das formas sociais de vida e trabalho.
Resposta da questão 8: [A]
Como mencionado corretamente na alternativa [A], o grande intercâmbio comercial entre Estados Unidos, México e Canadá é oriundo dos acordos comerciais de livre comércio constituídos em 1994 com a criação do bloco econômico NAFTA. Estão incorretas as alternativas: [B], porque o NAFTA não tem moeda única; [C], porque não há padronização das políticas tributárias entre os membros do bloco; [D], porque o NAFTA apresenta uma área de circulação segmentada com barreiras restritivas, não havendo, portanto, infraestrutura integrada.
Resposta da questão 9: [D]
A alternativa correta é [D], porque a robotização adotada pelo modelo toyotista exige maior qualificação do trabalho. As alternativas incorretas são: [A], porque a padronização de bens remete ao modelo fordista; [B], porque os estoques remetem ao gerenciamento just-in-case, característica do modelo fordista; [C], porque a obsolescência programada e perceptiva resulta em ciclos mais curtos de duração dos produtos.
Resposta da questão 10: [B]
A alternativa [B] está correta porque ao desconsiderar o risco humano e ambiental, o desenvolvimento econômico prioriza a acumulação de riquezas. As alternativas incorretas são: [A], porque o critério não foi a valorização laboral, mas a acumulação de lucro; [C], porque a racionalização da produção admite riscos paralelos e, portanto, não é o critério; [D], porque há legislação e regulamentação estatal.
Resposta da questão 11: [C]
A diminuição da pobreza foi mais acentuada na região da Ásia Oriental e Pacífico. Nesta região, vários países sofreram intensa industrialização voltada para exportações com geração de empregos e elevação da renda dos trabalhadores. Além disso, em vários deles, observou-se investimento importante em educação, ciência e tecnologia. São exemplos: Tigres Asiáticos (Coreia do Sul, Taiwan e Cingapura), Novos Tigres Asiáticos (Tailândia, Malásia, Indonésia e
Filipinas), Vietnã e China.
Resposta da questão 12: [D]
O crescimento dos investimentos da China em países de diferentes continentes como Coreia do Norte, Mianmar, Iraque, Angola, Serra Leoa, Equador, entre outros, apresenta o objetivo de garantir o suprimento de commodities (matérias primas e produtos semimanufaturados) minerais e agrícolas em direção ao mercado chinês. Assim, os investimentos são em setores como transportes (ferrovias, rodovias e portos), energia, agropecuária, aquisição de terras e mineração. A China é grande importadora de petróleo, minérios como ferro e soja.
Resposta da questão 13: [B]
Nos anos 2000, são significativas as migrações de mão de obra qualificada de países subdesenvolvidos e emergentes para países desenvolvidos como os Estados Unidos, a exemplo de indianos especialistas sem setores tecnológicos como a informática no Vale do Silício (Califórnia). A Índia é um dos maiores exportadores mundiais de softwares para computadores. O país forma numerosos profissionais do ramo e existe expressivo intercâmbio com outros países, o que beneficia a Índia. Outra forma de benefício para o país são as remessas financeiras de indianos que trabalham nos países desenvolvidos para suas famílias.
Resposta da questão 14: [D]
O leste e sudeste asiático – áreas que abrangem países como os dos Tigres e Novos Tigres Asiáticos e China – correspondem aos portos mais movimentados do mundo no fluxo de contêineres em razão da terceirização da produção industrial que realoca a fabricação de bens em áreas de menor custo. Estão incorretas as alternativas: [A], porque o fluxo dos portos não é consequência da ampliação da telecomunicação; [B], porque a redução de produtos não explica o movimento dos portos; [C], porque os portos com maior fluxo respondem pela produção de mercadorias e não consumo.
Resposta da questão 15: [A]
O texto faz referência ao consumo desenfreado da sociedade, fato que pode ser associado, como mencionado corretamente na alternativa [A], ao sistema de produção denominado toyotismo, haja vista que este se caracteriza, dentre outros, pela mecanização flexível, respondendo à demanda do mercado e, ao mesmo tempo, renovando o mercado consumidor ao injetar tecnologia e substituir rapidamente os produtos (obsolência programada e obsolência perceptiva). Estão incorretas as alternativas [B], [C], e [D] porque não correspondem ao tema abordado no texto.
Resposta da questão 16: [B]
A China tem apresentado nas últimas décadas um crescimento econômico desenfreado e um projeto geopolítico expansionista. Ao estreitar relações comerciais com a África, um continente tradicionalmente marginal na economia mundial, o país garante o fornecimento de matéria-prima e energia, como mencionado corretamente na alternativa [B], além de expandir sua área de hegemonia. Estão incorretas as alternativas: [A], porque os insumos fornecidos pela África são principalmente minérios e energia; [C], porque o gráfico mostra a exportação de insumos, e, não, a implantação de fábricas; [D], porque a relação da China com o continente africano se caracteriza por ser primo-exportadora.
Resposta da questão 17: [C]
O modelo produtivo pós-fordista tem como estratégia a produção por “Just in time”, que permite a redução dos estoques e a flexibilização da produção para atender as exigências e demandas do mercado consumidor.
Resposta da questão 18: [D]
A China adota um modelo socioeconômico chamado de “Socialismo de Mercado”, ou seja, o Estado ainda exerce um controle direto sobre os meios de produção, mas iniciou um processo de abertura econômica na década de 1980, no governo de Deng Xiao Ping, através da criação das ZEE’s (Zonas Econômicas Especiais) que representam “ilhas” econômicas capitalistas localizadas ao longo da faixa litorânea que recebem fortes investimentos externos diretos. É uma nação que já teve uma renda média reduzida, porém mais bem distribuída. Podemos perceber que o percentual de renda entre os mais pobres e a classe intermediária caiu, ocorrendo o inverso com os 20% mais ricos. Mas, o que mais chama a atenção na tabela é a
acumulação acima dos 30% da renda entre os 10% mais ricos, caracterizando o aumento na concentração do capital.
Resposta da questão 19: [C]
Ao citar a produção das peças para uma das maiores redes de varejo do país, o texto faz referencia à terceirização, característica da terceira revolução industrial, cujo sistema produtivo é o toyotismo. Ao mencionar as condições insalubres e informais de trabalho, o texto indica características da produção pré-fordista, ou seja, as relações trabalhistas da 1ª revolução industrial.
Resposta da questão 20: [A]
Os BRIC’s – Brasil, Rússia, Índia, China e mais a África do Sul – são chamados de países emergentes devido à grande capacidade de atração de capital produtivo estimulado pelo menor custo de produção. Tal fato permitiu a expansão do mercado de trabalho formal e aumento da renda per capita e, consequentemente, o crescimento potencial do mercado consumidor interno.