1. Home
  2. »
  3. Gabarito
  4. »
  5. Gabaritos da Compilação de Geografia Urbana – UERJ

Gabaritos da Compilação de Geografia Urbana – UERJ

Confira o gabarito de respostas abaixo.

Esse gabarito corresponde às 20 questões de Geografia Urbanal que disponibilizamos no nosso grupo de whatsapp. Caso queira participar e ter acesso a mais materiais, entre no grupo CHÁ DE HUMANAS – RAIZ

Resposta da questão 1:  [B]

A conurbação é o processo de união espacial entre dois ou mais municípios sem zona rural entre elas, formando uma mancha urbana contínua. O processo é fruto de um crescimento urbano acelerado, normalmente em torno de uma metrópole principal ou se alguma cidade com relevância na rede urbana.

A alternativa [A] é falsa, a favelização é o processo de expansão de moradias precárias em áreas de risco ou abandonadas ocupadas por populações de baixa renda sem acesso a moradias regularizadas. 

A alternativa [C] é falsa, gentrificação é um neologismo que trata do processo de recuperação de um centro urbano que mostre algum aspecto decadente, provocando uma melhoria e (re)valorização imobiliária. Tanto pode ser organizado pelo capital estatal como pelo capital privado, não havendo regra estipulada.

A alternativa [D] é falsa, a verticalização é a reutilização do espaço urbano substituindo casas e outras plantas baixas por prédios, em geral, de apartamentos ou comerciais.  

Resposta da questão 2: [A]

A urbanização brasileira foi rápida, desordenada e marcada pela desigualdade social e especulação fundiária e imobiliária. A valorização do solo urbano com elevação do preço dos terrenos, imóveis e aluguéis, somado ao pouco investimento em moradias populares, fez com que milhões de famílias optassem pelos aglomerados subnormais (favelas) como habitação. Assim, grande parte da população urbana foi segregada em sítios de risco com condições precárias de saneamento, educação, saúde e segurança pública.  

Resposta da questão 3: [D]

[Resposta do ponto de vista da disciplina de História]

Podemos notar, pelas imagens, que apesar de o apartheid ter “morrido” simbolicamente a partir da soltura de Mandela, suas raízes ainda são encontradas na África do Sul, como na segregação espacial: o bairro majoritariamente branco é melhor estruturado do que o bairro majoritariamente negro.

[Resposta do ponto de vista da disciplina de Geografia]

A alternativa correta é [D], porque a fotografia expressa a evidente diferença socioeconômica das duas comunidades indicando que, a despeito do fim do apartheid, a segregação persiste. As alternativas seguintes são incorretas porque a fotografia expressa a assimetria das comunidades e não o planejamento, o transporte público ou a questão ambiental.  

Resposta da questão 4: [A]

A alternativa [A] está correta porque os shopping centers absorvem o fluxo dos subcentros dos bairros alterando a paisagem das cidades. As alternativas incorretas são: [B], porque o texto mostra a reconfiguração da cidade por meio dos shopping centers que, dessa forma, amplia os movimentos pendulares; [C], porque o texto não trata dos transportes; [D], porque ocorre a ampliação da segregação.  

Resposta da questão 5: [C]

Como mencionado corretamente na alternativa [C], os dois fatores que contribuíram para a organização das cidades e que as tornam diferentes é o nível técnico utilizado para erigi-las e os padrões de circulação, haja vista os diferentes momentos históricos em que elas se formam. Estão incorretas as alternativas: [A], porque nenhum dos fatores citados está associado à Toledo; [B], porque a especialização funcional não foi um fator para a constituição de Toledo; [D], porque nenhum dos fatores está associado à origem de Toledo ou Los Angeles.  

Resposta da questão 6: [A]

A iniciativa do Estado em estimular moradias com “rendas mistas”, ou seja, unidades habitacionais com moradores de diferentes segmentos de renda (classe média, média-baixa e baixa) é importante para diminuir a segregação socioespacial urbana. Permite que famílias de baixa renda tenham acesso a bairros com melhor infraestrutura e também favorece a interação e convívio social entre moradores com diferentes níveis de renda e origens culturais. Como nos Estados Unidos, a proporção de pobres é maior entre latinos e negros, o conceito de habitação social favorece a diminuição da intolerância racial.  

Resposta da questão 7: [D]

A alternativa correta é [D], porque ao proibir a canalização dos córregos, elimina-se a impermeabilização do solo. As alternativas incorretas são: [A], porque amplia-se a infiltração e não o escoamento; [B], porque ao preservar os córregos, amplia-se a sedimentação nos rios; [C], porque ocorre a manutenção da bacia e não sua ampliação.  

Resposta da questão 8: [B]

Os bairros e regiões do Rio de Janeiro com os piores índices de progresso social apresentam múltiplas carências quanto aos serviços sociais e infraestrutura urbana. Entre os principais problemas, destaca-se a precariedade do transporte coletivo que dificulta a mobilidade urbana.  

Resposta da questão 9: [A]

A elevação periódica do índice pluviométrico na cidade de São Paulo é explicada pela maior concentração de poluentes na atmosfera como o material particulado (fuligem) que funcionam como núcleos de condensação. Como as gotículas de chuva se formam no entorno dos núcleos de condensação, o aporte pluviométrico pode ser maior em algumas ocasiões. A formação da ilha de calor pelo excesso de edifícios, concreto e asfalto pode levar a contrastes térmicos acentuados quando chegam frentes frias ou o ar mais úmido proveniente do mar, situação que também provoca tempestades.  

Resposta da questão 10:  [B]

Até 1930, não existia conturbação entre as cidades, o país era pouco urbanizado. Entre 1930 e 1972, observa-se um intenso processo de urbanização com formação da Região Metropolitana do Rio de Janeiro devido ao crescimento industrial e do setor terciário (comércio e serviços), bem como o êxodo rural. A mancha urbana se espalhou e as zonas urbanas de diferentes municípios se conectaram configurando o fenômeno de conturbação entre cidades como Rio de Janeiro, Nilópolis, Mesquita, São João de Meriti, Belford Roxo e Nova Iguaçu.  

Resposta da questão 11: [B]

A rede de cidades do Brasil é caracterizada pelo processo de subordinação, constituindo a hierarquia urbana. Estão incorretas as alternativas: [A], porque o centro primaz – conceito que se opõe à hierarquia urbana – é uma cidade que cuja influência se estabelece por todo o território exercendo liderança na rede urbana; [C], porque embora haja áreas conurbadas na urbanização, os mapas indicam a hierarquia entre as cidades; [D], porque embora haja um forte processo de periferização nas metrópoles, os mapas indicam a hierarquia entre as cidades.  

Resposta da questão 12: [B]

A análise das imagens de satélite permite afirmar que o maior crescimento da periferia urbana aconteceu em Chengdu na República Popular da China. Isto se deve ao rápido processo de urbanização no território chinês causa pela industrialização, expansão do setor terciário e intenso êxodo rural.  

Resposta da questão 13: [A]

A criação das RIDE’s é uma ação integrada dos entes federativos – União, Estados e Municípios – cujo objetivo é a promoção do desenvolvimento econômico e redução das desigualdades sociais de regiões marcadas por uma estagnação socioeconômica. Essas regiões passam a ter prioridades nos investimentos dos recursos públicos com atuação conjunta dos entes da federação. Atualmente existem três RIDE’s: do Distrito Federal (Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais), Petrolina-Juazeiro (Bahia e Pernambuco) e da Grande Teresina (Piauí e Maranhão).  

Resposta da questão 14: [D]

As grandes cidades brasileiras passaram por processos de crescimento urbano e populacional desordenado. A falta de planejamento e de investimentos em moradia, educação, saúde e transporte público acabaram produzindo uma cidade com acesso desigual ao território. Para a população mais pobre restaram as áreas de risco e, na cidade do Rio de Janeiro, os morros acabaram sendo ocupados por essa razão. A ocupação dos morros pelo tráfico é proporcional à negligência do Estado nessas áreas. O conceito de território é definido como “um espaço delimitado por relações de poder”. 

A alternativa [A] é falsa, hierarquização diz respeito ao ordenamento de cidades segundo sua importância ou grau de polarização. 

A alternativa [B] é falsa, a regionalização diz respeito a grandes áreas, mais complexas que acabam englobando áreas de morros como no Rio de Janeiro.

A alternativa [C] é falsa, metropolização é o processo de expansão das áreas urbanas de uma rede urbana de modo que as cidades acabam se conurbando em torno de uma cidade central ou principal.  

Resposta da questão 15: [C]

As áreas metropolitanas resultam da conurbação de várias cidades em torno de uma cidade principal que exerce maior polarização ou grau de influência sobre as demais. A cidade principal, sendo mais dinâmica tende a ser mais atrativa em termos de atividades capazes de gerar empregos ou oportunidades de ganho fazendo com que grandes contingentes populacionais se desloquem todos os dias de suas moradias em direção ao trabalho e ao final do dia sigam o trajeto inverso. Como boa parte desses trabalhadores mora em municípios vizinhos à cidade central, os deslocamentos diários são chamados movimentos pendulares (de ida e volta).

A alternativa [A] é falsa, o movimento de repulsa urbana é unidirecional de dentro da cidade para fora, para outra localidade.  A alternativa [B] é falsa, os movimentos de migração de retorno ocorrem quando uma região inicialmente repulsiva, passa por melhorias que a estabilizam, tornando-a atrativa, trazendo de volta migrantes que a deixaram no período repulsivo. A alternativa [D] é falsa, a transumância é o deslocamento sazonal de população em uma dada região. Geralmente, ocorrem em zonas de perfil econômico rural. Os grupos deixam suas cidades ou vilas de origem deslocando-se para áreas de trabalho agrícola por período de tempo retornando ao final da safra.  

Resposta da questão 16: [A]

Entre 2009 e 2015, observa-se o aumento do número de famílias dentro do déficit habitacional, ou seja, sem acesso à moradia digna. O problema se agravou com a crise econômica e aumento do desemprego nos últimos anos, visto que muitas famílias não conseguem pagar sequer aluguel de imóveis. Uma das consequências é o aumento do número de sem-teto e de movimentos reivindicatórios de moradia que realizam ocupações de imóveis vazios no intuito de pressionar o poder público a investir em moradia popular. Por outro lado, o número de imóveis vazios é maior do que o déficit habitacional, o que revela o papel da especulação imobiliária nas cidades brasileiras. O alto valor dos imóveis e dos aluguéis é um fator de exclusão habitacional.  

Resposta da questão 17:[C]

A alternativa [C] está correta porque as fotos e o texto indicam que a evolução do bairro da Maré se deu como repositório da população exclusa do processo de urbanização da cidade.

As alternativas incorretas são: [A], porque embora tenha havido intervenção do poder público, este ocorreu com o objetivo de aglomerar a população excluída da cidade; [B], porque o objetivo da construção da avenida Brasil não foi integrar a Maré; [D], porque as obras foram feitas para direcionar a população de menor renda para a região e não para recuperá-la.  

Resposta da questão 18: [A]

A elevada densidade de habitações nos bolsões de favelamento contribui para construir a imagem estereotipada das favelas. Estão incorretas as alternativas: [B], porque não há padronização de valor no mercado imobiliário das habitações nas favelas; [C], porque a imagem estereotipada aponta para forte sociabilidade; [D], porque o terreno acidentado das favelas é atribuído particularmente ao Rio de Janeiro.  

Resposta da questão 19: [C]

Embora a área citada no texto apresente características de zonas rurais, caso seja comprovada a função político-administrativa, ela passa a ser considerada aglomeração urbana. 

Resposta da questão 20: [A]

Como mencionado corretamente na alternativa [A], é possível inferir a partir da charge que os investimentos na reurbanização da zona portuária levarão à mudança da ocupação e do perfil social. Estão incorretas as alternativas: [B], porque a charge indica a ocupação do espaço por centros comerciais; [C], porque a charge mostra a mudança da ocupação do espaço; [D], porque a charge não faz referência à mobilidade viária.  

Mais Gabaritos

Veja os últimos Posts