1. Home
  2. »
  3. Gabarito
  4. »
  5. Gabaritos da Compilações de Geografia – ENEM

Gabaritos da Compilações de Geografia – ENEM

Confira o gabarito de respostas abaixo.

Os gabaritos são referentes às compilações disponibilizadas para os alunos do

PROJETO ENEM 2023

Gabarito da Compilação 1: Agricultura

Resposta da questão 1:
[C]

A alternativa [C] está correta porque a Lei de Terras surgiu como uma forma de impedir o acesso dos escravos libertos e dos imigrantes à terra, concentrando a propriedade nas mãos da elite e garantindo a mão de obra do imigrante para as fazendas de café. As alternativas incorretas são: [A] e [D], porque a Lei de Terras consolida a dificuldade de acesso à terra, portanto, não ocorre nem reforma agrária, nem desruralização da elite; [B], porque a expansão mercantil está historicamente associado à criação das colônias europeias na América; [E], porque a Lei de Terras garantia reserva de mão de obra para a cafeicultura e a mecanização da produção só ocorre a partir de meados do século XX.

Resposta da questão 2:
[E]

A alternativa correta é [E], porque a agricultura globalizada atende ao mercado externo e, portanto, sua demanda se dá de forma externa às necessidades do país, o que por sua vez, resulta no fortalecimento da monocultura. As alternativas incorretas são: [A] e [C], porque o cultivo orgânico e os saberes tradicionais não atendem ao mercado globalizado da agricultura; [B], porque ocorre a consolidação do modelo exportador; [D], porque a agroindústria acentua a latifundiarização e consequentemente, amplia os conflitos.  

Resposta da questão 3:
[C]

A alternativa correta é [C], porque o controle biológico reduziria ou eliminaria a utilização dos agrotóxicos, responsáveis pelos problemas socioambientais. As alternativas seguintes são incorretas porque energias limpas, monitoramento de fontes hídricas, cooperativas rurais e conservação de parques não substituem o agrotóxico.  

Resposta da questão 4:
[E]

A alternativa correta é [E] porque como citado no texto, o aumento da produtividade está associado aos avanços tecnológicos e, portanto, métodos que ampliam a produção. As alternativas incorretas são: [A] e [B], porque o cultivo da soja está associado ao agronegócio e, portanto, não impacta sobre a melhoria da vida no campo ou aumento de crédito para o pequeno produtor; [C], porque a soja, associada ao agronegócio, caracteriza-se pela utilização de maquinários e mão de obra assalariada; [D], porque o agronegócio está associado à maior concentração de terras e não distribuição.  

Resposta da questão 5:
[E]

A alternativa correta é [E], porque a adoção de processos mais tecnificados na agricultura demanda também, maior qualificação da mão de obra para a atividade. As alternativas incorretas são: [A], porque a utilização de insumos, a exemplo dos defensivos agrícolas e fertilizantes, aumenta a contaminação do solo; [B], porque não houve retomada de técnicas tradicionais de plantio; [C], porque o aumento da produtividade e produção valorizou financeiramente as propriedades rurais; [D], porque a liberação da mão de obra em razão da mecanização, ampliou o êxodo rural.

Resposta da questão 6:
[D]

A principal causa da devastação da Amazônia nos últimos anos é a expansão do agronegócio, principalmente a pecuária bovina, mas também a produção de soja para exportação. A expansão da fronteira agrícola foi concomitante ao crescimento do fluxo migratório para a Amazônia. Outras atividades responsáveis pelo desmatamento são: mineração, exploração ilegal de madeira, novas hidrelétricas e implantação de rodovias.  

Resposta da questão 7:
[A]

A alternativa [A] está correta porque a agricultura familiar é responsável pela produção ecológica e orgânica dos alimentos e, portanto, subsidiá-la, resultará em maior expressão da produção no mercado nacional. As alternativas seguintes são incorretas porque fazem menção a insumos que não caracterizam a agricultura orgânica ou ecológica.  

Resposta da questão 8:
[A]

No Nordeste, aconteceu grande avanço do agronegócio e agro-hidronegócio nas últimas décadas. São exemplos, a fruticultura irrigada e vinicultura no médio São Francisco (PE e BA), soja (região MAPITOBA) e carcinicultura (criação de camarão em cativeiro no CE, RN e BA). O avanço destas atividades é, em parte, explicado pelo crescimento da demanda do mercado interno brasileiro e externo através da intensificação das exportações de commodities e outras matérias primas para países desenvolvidos e emergentes.  

Resposta da questão 9:
[E]

A natureza mecânica dos fenômenos associados a deslizamentos de encostas resulta de variados fatores que atuam em conjunto. Em áreas de encostas acentuadas o terreno é naturalmente mais frágil e suscetível aos deslizamentos. A ação humana, no caso, serve de aceleradora do processo, principalmente quando se destaca o desmatamento de áreas de encosta. 

O terraceamento, o pousio, a aração em curvas de nível e projetos de drenagem contribuem para a retenção ou retardo dos deslizamentos de encostas.  

Resposta da questão 10:
[B]

A Floresta Amazônica é a maior formação original de floresta tropical úmida contínua no planeta. Sua localização expõe grandes extensões de terra em contato com áreas de cerrado, onde a expansão agropecuária (arco de desmatamento) exerce forte pressão sobre a floresta. Principalmente lavouras mecanizadas de cultivo de soja.  

Resposta da questão 11:
[C]

A alternativa correta é [C], porque o sistema agroflorestal implantado resultou na recuperação do bioma degradado por práticas anteriores. As alternativas incorretas são: [A], porque a restauração do bioma estimula o equilíbrio ecológico e não o contrário; [B], [D] e [E], porque a agroflorestal não promove a preservação dos cultivos orgânicos, mecanização ou recomposição de lavouras itinerantes.  

Resposta da questão 12:
[B]

A alternativa correta é [B], porque a salinização é a concentração progressiva de sais causada pela evapotranspiração do solo, sendo assim, a irrigação funciona como um aporte já que a evaporação da água adiciona mais sal ao solo. As alternativas incorretas são: [A], porque o reflorestamento reduz os impactos do solo; [C], porque a instalação dos açudes não é um manejo de solo; [D], porque a salinização não está associada ao assoreamento; [E], porque usar fertilizantes recupera o solo.  

Gabarito da Compilação 2: GEO FÍSICA

Resposta da questão 1:
[B]

A alternativa correta é [B], porque jazidas de minerais metálicos se formam em terrenos cristalinos de rochas ígneas. As alternativas incorretas são: [A], porque abalos sísmicos são predominantes em áreas de origem geológica recente; [C] e [D], porque combustíveis fósseis e aquíferos se formam em áreas sedimentares; [E], porque o mapa indica a presença de rochas ígneas e não metamórficas.  

Resposta da questão 2:
[A]

A afirmativa correta é [A], porque o texto descreve a erosão, o transporte e a deposição dos sedimentos, ou seja, o ciclo sedimentar. As afirmativas incorretas são: [B], porque a instabilidade sísmica é a propagação de ondas sísmicas ou terremotos; [C], porque o intemperismo biológico é a desagregação da rocha a partir de organismos vivos; [D], porque derrame basáltico é a ascensão do magma à superfície; [E], porque compactação superficial é a compressão sobre o solo reduzindo sua porosidade.  

Resposta da questão 3:
[C]

A afirmativa correta é [C], porque a formação e concentração dos minerais metálicos se deram com os processos geológicos responsáveis pela constituição dos escudos cristalinos. As afirmativas incorretas são: [A], porque fontes de águas termais são bolsões de água, podendo ser encontrados em terrenos geológicos distintos; [B], [D] e [E], porque sal-gema, calcário e combustíveis fósseis são característicos de formações sedimentares.  

Resposta da questão 4:
[E]

A afirmativa correta é [E], porque a convergência das placas resulta no soerguimento da borda e consequentemente na formação de dobramentos modernos. As afirmativas incorretas são: [A], porque planícies abissais são formadas por placas de bordas divergentes; [B], porque planaltos cristalinos são formações antigas encontradas no interior das placas; [C] e [D], porque depressões absolutas e bacias sedimentares são áreas que sofreram rebaixamento e não soerguimento.  

Resposta da questão 5:
[C]

A alternativa [C] está correta porque a propagação de ondas sísmicas tem sua origem em áreas de bordas de placas tectônicas a exemplo da localização do Chile na Cordilheira dos Andes. As alternativas incorretas são: [A], porque as cordilheiras são formadas por dobramentos da crosta e a afirmativa descreve os vulcões; [B], porque tsunamis são formados pela propagação de ondas sísmicas que deslocam grandes volumes de águas oceânicas; [D] e [E], porque abalos sísmicos ocorrem em áreas de dobramentos modernos nas bordas das placas.  

Resposta da questão 6:
[A]

Os Escudos Cristalinos (Crátons) formaram-se no Eon Pré-Cambriano, sendo formados principalmente por rochas magmáticas intrusivas (granito) e metamórficas. As porções que se originaram na Era Proterozóica são muito ricas em minerais metálicos como ferro e manganês, é o caso de áreas de exploração mineral como Carajás (PA) e Quadrilátero Ferrífero (MG).  

Resposta da questão 7:
[B]

A ilustração reporta para períodos geológicos onde a estrutura das rochas e as eventuais agregações de fósseis, sejam vegetais ou animais (litificação), ajudam a desenhar o mapa geológico e a contar um pouco da história da Terra.

Alternativa [A] é falsa, as rochas magmáticas resultam de ação vulcânica e podem ser intrusivas ou básicas ou extrusivas ou vulcânicas, não sendo agregadas a materiais orgânicos.

A alternativa [C] é falsa, as rochas magmáticas tem maior grau de dureza e são mais difíceis de erodir.

A alternativa [D] é falsa, as camadas representam o mesmo evento, a erosão em diversas épocas.

A alternativa [E] é falsa, metamórficas são rochas quimicamente alteradas por pressão do edifício geológico (camadas superiores de rocha) e pela temperatura (grau geotérmico) não acumulando fósseis.   

Resposta da questão 8:
[C]

A conservação da vegetação é importante para a interceptação da água da chuva e favorecimento da infiltração de água no solo e subsolo, alimentando os lençóis freáticos. A redução da velocidade e da quantidade da água no escoamento superficial diminui a erosão do solo. Assim, o reflorestamento é uma das medidas para a contenção da perda de solo por processos erosivos, juntamente com outras medidas como o cultivo em curvas de nível, terraceamento e plantio direto.  

Resposta da questão 9:
[E]

O ciclo hidrológico envolve processos como condensação, precipitação (chuva, granizo e neve), escoamento superficial, infiltração e evaporação. O estudo da dinâmica e das características dos rios (hidrografia) é muito importante para dar suporte a diversas atividades humanas, inclusive a agricultura.  

Resposta da questão 10:
[C]

O intemperismo físico (variação de temperatura) e químico (ação da água) é responsável pela desagregação das rochas. A erosão consiste no desgaste da superfície com remoção de partículas minerais (cascalho, argila, areia e silte) e matéria orgânica com a ação de agentes exógenos como a água e o vento. Por vezes, a combinação destes processos leva a exposição de rochas na superfície, inclusive os blocos chamados de matacões.  

Resposta da questão 11:
[E]

A alternativa [E] está correta porque as áreas de bacias naturais/florestas, ou seja, de maior cobertura vegetal retém maior porcentagem de chuvas no local a e, portanto, proporcionam maior recarga de aquíferos. 

Resposta da questão 12:
[D]

O intemperismo (desagregação da rocha por processos físicos e químicos) é “muito fraco” no Sertão do Nordeste, onde prevalece o clima semiárido. A baixa pluviosidade (inferior a 600 mm anuais) proporciona menor infiltração de água e menor intemperismo químico, levando a formação de solos menos desenvolvidos.  

Gabarito da Compilação 3: ESPAÇO URBANO

Resposta da questão 1:
[A]

A alternativa correta é [A], porque ao mencionar as características dos espaços diferenciados da renda mais elevada e da população menos favorecida, o texto demonstra a segregação do espaço urbano, que terá mais ou menos equipamentos urbanos segundo o poder aquisitivo de quem habita esses espaços. As alternativas seguintes são incorretas são: [B], porque não está ocorrendo a emancipação de parte da cidade, mas a marginalização da população de menor renda; [C], porque conurbação é a integração físico-espacial entre dois ou mais municípios; [D], porque a urbanização brasileira foi marcada desde a década de 1950 pelo processo de metropolização, e a descrição do texto refere-se à segregação; [E], porque o texto não descreve a verticalização da cidade.  

Resposta da questão 2:
[B]

A alternativa correta é [B], porque o êxodo rural foi o responsável pelo crescimento desordenado das cidades, gerando o inchaço urbano. As alternativas incorretas são: [A], porque não ocorreu limitação, mas crescimento desordenado da cidade; [C] e [D], porque a ampliação do risco habitacional e a deficiência do transporte são consequências e não causas do inchaço urbano; [E], porque a taxa de fecundidade é mais reduzida na cidade.  

Resposta da questão 3:
[B]

A afirmativa correta é [B], porque o processo de urbanização no Brasil, consolidado com a industrialização promovida pelo governo JK nas grandes cidades, cria um processo de metropolização excludente, fazendo crescer as áreas periféricas. As afirmativas incorretas são: [A], porque a metropolização é um enfoque regional e não local; [C], porque se priorizou o transporte rodoviário nas metrópoles; [D], porque o processo descrito mostra uma urbanização desordenada e não planejada; [E], porque com o crescimento das metrópoles, ocorre a formação de áreas metropolitanas.  

Resposta da questão 4:
[C]

O critério utilizado para a hierarquia urbana envolve a centralidade exercida por algumas cidades em relação às demais e o restante do território. A capacidade de polarização (atração) da cidade e sua influência depende de um conjunto de variáveis como a diversidade na oferta de serviços públicos e privados (saúde, educação, lazer etc.), comércio, sistema financeiro e atividade industrial.  

Resposta da questão 5:
[E]

No Brasil, o processo de urbanização no século XX foi estimulado pela industrialização, o que provocou o surgimento de metrópoles e grandes regiões metropolitanas como São Paulo. Porém, nas últimas décadas, o ritmo de crescimento das grandes cidades foi reduzido. Um dos fatores que explicam o fenômeno é a descentralização da indústria para pequenas e médias cidades do interior dos estados atraídas por incentivos fiscais, transportes modernos e mão de obra barata. Assim, cidades de porte médio apresentam um ritmo de crescimento mais elevado.  

Resposta da questão 6:
[E]

A afirmativa [E] está correta porque a charge mostra os alagamentos e enchentes das cidades, decorrentes da extensa impermeabilização do solo que impede a infiltração da água e do lixo acumulado nas cidades que reduz a funcionalidade do sistema de captação da água pluvial. .  

Resposta da questão 7:
[B]

A alternativa correta é [B], porque os espaços verdes não são impermeabilizados e, portanto, ampliam as áreas de infiltração da água, diminuindo o volume de água escoada. As alternativas incorretas são: [A] e [D], porque a pavimentação das vias e o adensamento das construções aumentam a superfície de impermeabilização do solo reduzindo a infiltração da água; [C], porque a verticalização das moradias não reduz a área impermeabilizada; [E], porque o assoreamento dos canais de drenagem reduz a área de escoamento da água, dando maior velocidade e fluxo às enchentes.  

Resposta da questão 8:
[E]

A alternativa [E] está correta porque com a impermeabilização do solo das cidades impede ou dificulta a infiltração da água, resultando em aumento do escoamento superficial.

Resposta da questão 9:
[E] 

Como mencionado corretamente na alternativa [E], o texto evidencia a infraestrutura associadas às vias de rolamento do transporte rodoviário fortemente privilegiado pela industrialização e multinacionais de automotores do governo JK. Estão incorretas as alternativas seguintes porque não correspondem à problemática do texto que é a substituição do transporte ferroviário pelo rodoviário.  

Resposta da questão 10:
[A]

Como mencionado corretamente na alternativa [A], a causa da expansão dos cinturões periféricos das cidades é o aumento da população, resultante de sua própria dinâmica e a especulação imobiliária que faz reserva de espaços, elevando o valor de áreas melhor situadas nos anéis centrais. Estão incorretas as alternativas: [B], porque o setor produtivo da cidade não é causa da periferização da população; [C] e [D], porque as áreas periféricas não são delimitadas pelo planejamento urbano, ao contrario, são resultantes de ocupação desordenada; [E], porque se houvesse reurbanização das áreas centrais, não estaria ocorrendo a periferização.  

Resposta da questão 11:
[C]

A urbanização no conjunto dos países subdesenvolvidos foi um processo tardio e embora com características diferenciadas, teve em comum entre essas regiões, como mencionado corretamente na alternativa [C], um intenso e desordenado êxodo rural que resultou no processo de metropolização criando cidades hipertrofiadas. Estão incorretas as alternativas: [A], porque a rede urbana em algumas das áreas citadas é descontínua; [B], porque a historicidade e o perfil cultural das áreas são distintos; [D], porque a territorialidade das cidades é um processo peculiar a seu desenvolvimento e, portanto, diferenciada entre as regiões; [E], porque a urbanização ocorreu em razão do forte êxodo rural.  

Resposta da questão 12:
[B]

Em cidades como o Rio de Janeiro, alguns bairros podem sofrer transformações. A valorização de um bairro ou comunidade, pode atrair as classes média e alta, elevar os preços dos imóveis, terrenos e aluguéis, configurando um processo de gentrificação. Assim, a população pobre começa a deixar o bairro rumo a bairros periféricos onde o custo de vida é menor. Foi o que aconteceu com algumas comunidades do Rio de Janeiro como a Favela do Vidigal, localizada à beira mar entre bairros valorizados como o Leblon e São Conrado.  

Gabarito da Compilação 4: MEIO AMBIENTE

Resposta da questão 1:
[A]

O mapa mostra as regiões mais industrializadas dos continentes. Nessas regiões são maiores as emissões de gases como óxidos de nitrogênio e de enxofre responsáveis pela formação dos ácidos nítrico e sulfúrico que contribuem para a formação da “chuva ácida”.  

Resposta da questão 2:
[B]

A alternativa correta é [B], porque a recorrência da agropecuária aliada aos solos arenosos e clima úmido aniquila a cobertura vegetal, expondo os sedimentos arenosos que se espalham por grandes extensões. As alternativas incorretas são: [A], porque a vegetação herbácea é original na região; [C] e [D] porque não ocorre alteração da incidência solar ou eutrofização; [E], porque não ocorrem queimadas na região.  

Resposta da questão 3:
[B]

Como mencionado corretamente na alternativa [B], o autor associa a ocupação do nordeste brasileiro por meio da produção canavieira com o forte impacto ambiental trazido por ela, caracterizando dessa forma, a contradição. Estão incorretas as alternativas: [A], porque não há referencias ao processo de escravidão; [C], porque não há referencias às técnicas utilizadas, mas à ocupação do espaço de forma predatória; [D], porque não há referencias ao modelo concentrador de capital; [E], porque embora a produção canavieira seja monocultora e voltada à exportação, o autor ressalta o aspecto ambiental da ocupação do espaço para essa produção.  

Resposta da questão 4:
[B]

O setor sucroalcooleiro em São Paulo representa a maior produção de cana de açúcar no Brasil e vem se modernizando a cada ano, substituindo a mão de obra pela mecanização da lavoura canavieira, cuja principal finalidade é a melhor eficiência e racionalidade da produção com maior produtividade.

  Resposta da questão 5:
[E]

A alternativa [E] está correta porque a retirada da cobertura vegetal aliada à utilização predatória da área condiciona a perda de umidade, o aumento da insolação e a perda de nutrientes do solo resultando no processo de desertificação da região. As alternativas incorretas são: [A] e [B], porque inversão térmica e poluição térmica são impactos atmosféricos associados à área urbana; [C], porque eutrofização é a poluição dos cursos de água diminuindo seus níveis de oxigênio ; [D], porque a incapacidade de suporte para a vegetação mencionada no texto indica alterações estruturais do solo.  

Resposta da questão 6:
[E]

A charge destaca o Aquecimento Global. Segundo uma parcela significativa da comunidade científica, o aquecimento deve-se à intensificação do efeito estufa decorrente do aumento das emissões de gases como o dióxido de carbono por atividades humanas (energia, indústria, agropecuária e queimadas em florestas). O Protocolo de Kyoto é um acordo internacional para redução das emissões de poluentes, entretanto, foi pouco eficaz quanto a seus resultados. Vários países não reduziram as emissões mesmo tendo ratificado o protocolo. O Acordo de Paris (acordo acertado na COP 21 na França, 2015) prevê uma limitação de aumento de temperatura em menos de e metas a serem cumpridas pela maioria dos países. Porém, existem dúvidas sobre o real engajamento de países como os Estados Unidos em decorrência de divergências políticas.  

Resposta da questão 7:
[A]

A desertificação é um processo de degradação do solo em zonas semiáridas provocado pelo desmatamento e uso incorreto do solo com técnicas de conservação. No Brasil, a desertificação ocorre no Sertão Nordestino, o domínio da Caatinga, cuja vegetação foi suprimida em 45% devido ao avanço da pecuária extensiva, agricultura (subsistência e irrigada) e exploração de madeira (lenha e carvoarias).  

Resposta da questão 8:
[B]

A afirmativa correta é [B], porque o padrão de relações opõe países desenvolvidos na produção do lixo eletrônico e países subdesenvolvidos no descarte do lixo, o que reproduz a divisão internacional do trabalho. As afirmativas incorretas são: [A] e [C], porque o padrão de relações do texto se dá entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos, não abordando a questão da cidadania ou do Toyotismo; [D], porque a forma de descarte não é sustentável; [E], porque protecionismo é um mecanismo comercial não sendo utilizado na desova do e-waste.  

Resposta da questão 9:
[A]

Vivemos em uma sociedade de consumo, localizada principalmente em cidades e capaz de gerar grandes quantidades de lixo. A diversidade de produtos elaborados com a mais variada quantidade de matérias-primas, aliada ao processo de constante modernização, acaba implicando em sucessivas trocas e substituições de produtos, gerando lixo. Os efeitos ambientais do lixo são prejudiciais, havendo contaminação do solo e do lençol freático entre outros aspectos.

Resposta da questão 10:
[E]

A sustentabilidade deve ser uma meta a ser atingida por toda a humanidade como forma de preservar o planeta e dar suporte para as novas gerações. A sociedade atual vive ainda no ciclo do consumo desequilibrado e excessivo, gerando grande quantidade de resíduos. A reciclagem é uma importante etapa, pois, prevendo o reaproveitamento de matérias primas, reduz sua utilização justamente na indústria de bens de consumo. 

Resposta da questão 11:
[C]

No inverno, em regiões como o Sudeste e Sul do Brasil, ocorre um fenômeno atmosférico natural, a inversão térmica. O fenômeno acontece quando se forma uma camada de ar frio próxima a superfície, que aprisiona dos poluentes e piora a qualidade do ar, fazendo elevar a ocorrência de doenças respiratórias e cardiovasculares na população.  

Resposta da questão 12:
[E]

A alternativa correta é [E], porque o sistema compensatório criado pelo mercado de carbono resulta em comércio do CO2 gerando bônus para os agentes envolvidos. As alternativas incorretas são: [A] e [B], porque o sistema compensatório não cria carteis ou monopólios, mas o comercio do CO2; [C], porque o texto descreve a mercantilização dos créditos de carbono e não o fim da poluição; [D], porque o texto não menciona legalização de territórios, mas a compensação da emissão de carbono de países ou empresas, que pode ser feita por meio do mercado de crédito.  

Gabarito da Compilação 5: POPULAÇÃO

Resposta da questão 1:
[E]

A alternativa correta é [E], porque o aumento da porcentagem da população ativa demanda maior empregabilidade do setor produtivo de um país. As alternativas incorretas são: [A], porque a redução percentual da população jovem indica queda da taxa de fecundidade e não aumento da mortalidade infantil; [B], porque a distribuição etária não reflete as desigualdades regionais; [C], porque a tendência é o aumento dos gastos na educação superior em razão do aumento percentual da população adulta; [D], porque o aumento da população adulta não impacta no atendimento hospitalar.  

Resposta da questão 2:
[D]

A fuga ou drenagem de cérebros constitui a migração de mão de obra qualificada de países emergentes e subdesenvolvidos em direção aos países desenvolvidos. O fenômeno representa um grande prejuízo para o desenvolvimento dos países periféricos cujos Estados nacionais investem em sua formação, por vezes em instituições públicas.  

Resposta da questão 3:
[C]

A alternativa correta é [C], porque bônus demográfico é um evento em que se registra uma porcentagem de adultos superior à porcentagem de jovens e idosos e, portanto, a qualificação da mão de obra garante maior inserção no mercado de trabalho e crescimento econômico em um cenário futuro cuja PEA será menor. As alternativas incorretas são: [A], porque a forte disponibilidade da mão de obra nativa dispensa a demanda pela mão de obra imigrante; [B], porque a elevação dos impostos não garante crescimento econômico ou empregabilidade; [D], porque o exílio político não está associado ao quadro da PEA; [E], porque nesse período, há menor número de idosos.  

Resposta da questão 4:
[A]

Parte da letra da música de Paratodos, de Chico Buarque, escritor, compositor e cantor brasileiro, destaca a migração interna no Brasil entre estados de diferentes regiões. O fluxo migratório inter-regional no Brasil é muito expressivo ao longo da história, a migração de nordestinos rumo a estados como São Paulo se intensificou com a maior urbanização e industrialização do Sudeste a partir de meados do século XX. A região Nordeste apresenta saldo migratório negativo.  

Resposta da questão 5:
[C]

A mudança na estrutura etária da população, principalmente o aumento da proporção de terceira idade devido à elevação da expectativa de vida, é um dos argumentos para promover a reforma na previdência social brasileira. Outros argumentos são a crise econômica nos últimos anos que comprometeu a arrecadação de impostos e contribuições, e também o crescimento no deficit da previdência social.  

Resposta da questão 6:
[A]

O declínio da taxa de fecundidade (número de filhos por mulher na idade fértil) em vários países como o Brasil foi decorrente de fenômenos como o avanço da mulher no mercado de trabalho, urbanização e conquistas nos setores de educação e saúde. Entre as consequências, a redução no porcentual de jovens e a perspectiva futura de diminuição da oferta de mão de obra.  

Resposta da questão 7:
[A]

Como mencionado corretamente na alternativa [A], com o aumento do poder aquisitivo retratado pela ascensão da classe C, ocorre expansão do mercado doméstico. Estão incorretas as alternativas: [B], porque embora haja concentração de renda no país, os gráficos ilustram a ascensão da classe C; [C], [D], e [E], porque não correspondem ao tema do gráfico.  

Resposta da questão 8:
[A]

As perspectivas de crises financeiras prolongadas nos países da zona do Euro e nos Estados Unidos estão pressionando muito o emprego com novas formas de mobilidade. Isto se deve principalmente à capacidade e rapidez dos atuais sistemas de transporte disponíveis. A xenofobia retorna com força.

Resposta da questão 9:
[D]

A alternativa correta é [D], porque o texto indica o deslocamento diário dos habitantes entre as cidades. As alternativas incorretas são: [A], porque fluxo ou migração de retorno é o regresso do migrante para sua área de origem; [B], porque migração interna é o deslocamento regional; [C], porque migrações sazonais são deslocamentos periódicos definidos pela mudança da estação do ano; [E], porque deslocamento forçado são migrações involuntárias.  

Resposta da questão 10:
[E]

A alternativa correta é [E], porque a qualificação profissional cria a mão de obra especializada, cuja demanda tem se ampliado com a globalização. As alternativas seguintes são incorretas porque a origem nacional, o padrão financeiro, a questão étnica e o desemprego estrutural não definem a especialização da mão de obra.  

Resposta da questão 11:
[C]

Ao longo do tempo, as reformas previdenciárias aplicadas em vários países utilizam como referência o aumento da expectativa de vida e elevação na proporção da população de terceira idade. Geralmente, as reformas são caracterizadas pelo aumento da idade para aposentadoria, elevação do tempo de contribuição e até redução do valor das aposentadorias. As reformas também dependem de circunstâncias de crise econômica nos Estados-nacionais.  

Resposta da questão 12:
[E]

Nos últimos anos, a crise migratória foi causada pelo aumento dos fluxos de refugiados do Oriente Médio e da África em decorrência de guerras civis, conflitos étnicos e religiosos, além de problemas socioeconômicos. Grande parte dos imigrantes e refugiados migrou em direção à União Europeia. Vários países do Leste Europeu como a Hungria adotaram medidas de repressão e discriminação xenofóbica contra os imigrantes. A construção de um muro de separação e a culpabilização dos imigrantes pelos problemas europeus são práticas claramente discriminatórias, pois simplificam o problema do deslocamento de populações a somente uma questão de gestão. Longe de resolver o problema, tal política termina por reforçar tensões sociais.  

Mais Gabaritos

Veja os últimos Posts