Esse gabarito corresponde às 40 questões de Geografia da População que disponibilizamos em nosso grupo de whatsapp. Caso queira participar e ter acesso a mais materiais, envie um email para: chadehumanas@gmail.com
Resposta da questão 1:
[D]
[Resposta do ponto de vista da disciplina de Geografia]
Como mencionado corretamente na alternativa [D], a economia estadunidense, assentada no século XIX sobre a doutrina liberal e ao fordismo (produção em massa), criou um sistema produtivo cuja saturação, em razão da superprodução, culminou com a crise da bolsa de Nova Iorque em 1929, obrigando o Estado a intervir fortemente na economia para recuperá-la, iniciando, assim, a prática do sistema do “Welfare State” ou “Estado do Bem-Estar Social”, mecanismos que compunham a nova doutrina econômica denominada Keynesianismo. Na década de 1970, a crise econômica causada pelos dois choques do petróleo (1973 e 1979) expôs a duvidosa capacidade do Estado em alavancar o crescimento da economia, abrindo espaço novamente para a prática de uma doutrina – o neoliberalismo – cuja intervenção do Estado é mínima em razão da desregulamentação dos processos produtivos.
[Resposta do ponto de vista da disciplina de História]
O período pós 1929 foi caracterizado pela grande depressão capitalista, cujo epicentro foi os Estados Unidos, determinando a adoção de uma política keynesiana, ou seja, marcada pelo maior intervenção do Estado na economia, – que possibilitou menor concentração de riqueza e adoção de uma política pública com algum conteúdo social. Desde o final dos anos 70, principalmente desde o governo de Reagan, as práticas neoliberais se tornaram predominantes, apoiadas na ideia de Estado Mínimo.
Resposta da questão 2:
[C]
A alternativa correta é [C], porque a menor proporção de idosos significa maior proporção de jovens e adultos em Londres, que por apresentar forte atividade econômica gera grande empregabilidade, explicando o elevado fluxo imigratório. As alternativas incorretas são: [A] e [D], porque altos índices de natalidade e reduzida expectativa de vida não são características de países desenvolvidos como a Inglaterra; [B], porque a taxa de natalidade, um dos fatores que geraria menor proporção de idosos, não depende de casamentos.
Resposta da questão 3:
[B]
A alternativa correta é [B], porque a origem do Islamismo está associada aos povos árabes, abrangendo em seu expansionismo, áreas como o norte da África, Oriente Médio e Ásia Central.
As alternativas incorretas são: [A], porque o Império Persa abrangia áreas do atual Irã e parte do Iraque; [C], porque o Império Romano abrangia áreas da Europa e não está associado ao Islamismo; [D], porque o Império Britânico não está associado ao Islamismo e sua extensão se estendeu por grande parte do planeta.
Resposta da questão 4:
[B]
A alternativa correta é [B], porque ao cruzar a distribuição da população por latitude e por longitude, deduz-se que a maior concentração se dá na porção sudeste, correspondendo ao leste asiático. As alternativas seguintes são incorretas porque a maior concentração não se dá na Europa, América ou África.
Resposta da questão 5:
[B]
A alternativa correta é [B], porque a região nordeste e a sul apresentam respectivamente a maior e a menor diferença entre os 10% da população com maior rendimento e os 40% com menor rendimento. As alternativas seguintes são incorretas porque não correspondem ao pedido no enunciado.
Resposta da questão 6:
[B]
Muitos países do continente africano apresentam elevado crescimento da população em decorrência das altas taxas de natalidade e de fecundidade, que por sua vez estão associadas às condições mais precárias de acesso à saúde e educação. No gráfico, a curva que corresponde à projeção de crescimento da população do continente africano é a X. Observa-se que a população do continente apresenta um crescimento acentuado quando comparada a outros continentes. A linha W corresponde ao continente mais populoso, a Ásia, que apresenta uma perspectiva de estabilização da população devido ao crescimento demográfico mais baixo.
Resposta da questão 7:
[C]
A alternativa [C] está correta porque a percepção amplificada da presença dos imigrantes em solo europeu resulta em um clima de insegurança para os nativos em relação à aculturação, desemprego, violência, dentre outros, o que acaba por validar a ascensão da extrema direita cujo discurso é embasado no nacionalismo extremado. As alternativas incorretas são: [A], porque a não aceitação do imigrante tende a reduzir os programas sociais; [B], porque ocorre a xenofobia, não o conflito militar; [D], porque o temor ao imigrante resulta no enfraquecimento dos acordos de integração.
Resposta da questão 8:
[C]
A alternativa [C] está correta porque as fronteiras do Oriente Médio não seguem o critério das nações, haja vista, terem sido definidas pelos europeus no início do século XX, no processo de imperialismo sobre a região. As alternativas incorretas são: [A], porque embora haja o predomínio de árabes, há diferenças entre os povos, criando nações que não foram contempladas com Estados Nacionais, em razão da interferência do imperialismo europeu; [B], porque a Europa exercia domínio sobre a região e, não os Estados Unidos; [D], porque a região apresenta heterogeneidade religiosa.
Resposta da questão 9:
[C]
Vários países desenvolvidos como a Alemanha apresentam decréscimo vegetativo, visto que a taxa de mortalidade supera a taxa de natalidade. A taxa de fecundidade é baixa, inferior à taxa de reposição populacional (2,1 filhos por casal) e a população está envelhecendo rapidamente. Assim, a população cresce apenas pela entrada de imigrantes. A Alemanha está empregando políticas que estimulam a natalidade e a incorporação de imigrantes. Isto explica parte da política migratória alemã, sendo mais receptiva a entrada de imigrantes com qualificação e até refugiados, a exemplo dos sírios que ingressam na Europa fugindo da guerra civil. As medidas são fundamentais para o equilíbrio demográfico e recomposição da população em idade ativa a partir de 15 anos de idade, incluindo a PEA (população economicamente ativa), ou seja, potenciais trabalhadores.
Resposta da questão 10:
[B]
Em 2011, com a Primavera Árabe (movimento por democracia contra ditaduras no Oriente Médio e Norte da África), a Síria mergulhou numa guerra civil entre o governo do ditador Bashar Al Assad e rebeldes sunitas (moderados e radicais como o Estado Islâmico). A guerra levou a problemas no suprimento de energia elétrica em várias cidades e o deslocamento de populações civis, daí redução dos núcleos de luminosidade nas cidades destacadas no mapa entre 2012 e 2014. O país apresenta um grande número de emigrantes, refugiados que fogem do conflito em direção aos países vizinhos (Jordânia, Líbano e Turquia) e União Europeia.
Resposta da questão 11:
[B]
Eventos históricos e geopolíticos com impactos sociais e econômicos como a 2ª Guerra Mundial (1939-1945) e o término da União Soviética (1991), tiveram repercussão nos indicadores demográficos. Na pirâmide etária, observa-se uma queda acentuada das taxas de natalidade, fecundidade e do crescimento vegetativo na Rússia, uma vez que as famílias diminuem o número de filhos (taxa de natalidade), pois são atingidas por perda demográfica (2ª Guerra Mundial) e agravamento da situação socioeconômica (fragmentação da URSS e recessão econômica decorrente da transição do socialismo real para o capitalismo causou alto desemprego e elevação da pobreza na década de 1990).
Resposta da questão 12:
[B]
Os bairros e regiões do Rio de Janeiro com os piores índices de progresso social apresentam múltiplas carências quanto aos serviços sociais e infraestrutura urbana. Entre os principais problemas, destaca-se a precariedade do transporte coletivo que dificulta a mobilidade urbana.
Resposta da questão 13:
[D]
O desastre ambiental de Mariana provocou impactos ambientais, econômicos e sociais. Entre os impactos, a perda de vidas humanas, a destruição de moradias, a remoção de população e prejuízos econômicos (agropecuária, pesca, turismo, comércio e serviços). Entre os impactos ambientais, a destruição de Mata Atlântica ciliar, o assoreamento de rios, a poluição dos rios e as alterações nos ecossistemas litorâneos.
Resposta da questão 14:
[C]
A religião hinduísta é a que apresenta menor dispersão territorial no mundo. Concentra-se na Índia e no Nepal. Com presença minoritária em países em que parte da população tem origem indiana ou que foram influenciados pela cultura hindu, a exemplo de Cingapura, Guiana e Trinidad & Tobago.
Resposta da questão 15:
[A]
Em 2016, observa-se uma tendência de diminuição no ritmo de crescimento da população com a queda das taxas de natalidade e fecundidade. Assim, a pirâmide deve expressar uma predominância de adultos, percentuais de jovens em declínio e um contingente relevante de terceira idade. Este padrão é encontrado na pirâmide da alternativa [A]. A alternativa [B] é uma pirâmide de país desenvolvido (elevado percentual de idosos devido à alta expectativa de vida). A alternativa [C] é uma pirâmide de país subdesenvolvido periférico (elevado porcentual de jovens decorrente da alta taxa de natalidade). A alternativa [D] constitui uma pirâmide de país emergente.
Resposta da questão 16:
[D]
Como mencionado corretamente na alternativa [D], o fim da política do filho único tem como objetivo fazer a reposição da população jovem impedindo o estreitamento da base da pirâmide, o que teria por consequência o envelhecimento da população chinesa, a exemplo do que ocorre nos países europeus. Estão incorretas as alternativas: [A], porque a ampliação do poder de consumo está associado à questão monetária; [B], porque o custo da mão de obra já é reduzido; [C], porque a democratização não está vinculada à questão demográfica.
Resposta da questão 17:
[C]
Nos gráficos, observa-se que entre 2000 e 2012, houve um aumento da proporção de mães que tiveram filhos nas faixas de 25 até 29 anos, 30 até 34 anos, 35 até 39 anos e acima de 40 anos. Enquanto observa-se uma redução nas faixas entre 15 até 19 anos e entre 20 e 24 anos. Ou seja, as mulheres estão tendo filhos mais tarde devido a fatores como acesso ao mercado de trabalho e investimento em educação. Normalmente, este processo vem acompanhado de um menor número de filhos nas famílias, assim a tendência é de queda da taxa de natalidade e de fecundidade (número de filhos por mulher na idade fértil).
Resposta da questão 18:
[D]
A Geografia eleitoral brasileira é marcada por desigualdades. No quadro atual, o número de senadores de um estado populoso como São Paulo é o mesmo de um estado como Roraima. No Congresso Nacional brasileiro o número de senadores por Estado é fixo. Assim, caso fosse adotada a redivisão proposta em cinco unidades, a proporção de senadores seria igual em cada unidade.
Resposta da questão 19:
[A]
A taxa de dependência mostra a queda na proporção de jovens e idosos em relação aos indivíduos em idade ativa e, portanto, como mencionado corretamente na alternativa [A], ocorrerá redução do deficit da previdência em razão do aumento de população economicamente ativa.
Resposta da questão 20:
[A]
A elevação do valor real do salário mínimo acima da inflação, nos últimos anos, constitui-se como a causa da redução da diferença entre a porcentagem dos 10% mais ricos e os 40% mais pobres.
Alternativa B, incorreta:A redução da carga tributária na legislação trabalhista ocorreu somente no final do ano de 2012 e foi adotada como uma forma de aumentar a produção industrial e a empregabilidade do setor.
Alternativa C incorreta: A diminuição da taxa de juros para o consumidor é um mecanismo utilizado para compor ou consolidar o mercado de consumo interno.
Alternativa D incorreta: A ampliação dos investimentos em infraestrutura busca aumentar a produção industrial do país.
Resposta da questão 21:
[C]
O termo “povoado” caracteriza a densidade demográfica de um país, cujo cálculo se faz ao dividir a população absoluta pela área. Dessa forma, a densidade demográfica da China é de 137 hab/km2, da França é de 112 hab/km2, da Holanda é de 392 hab/km2, e da Argentina é de 13 hab/km2 e, portanto, como mencionado na alternativa [C], a Holanda é o país mais povoado.
Resposta da questão 22:
[D]
Transição demográfica é o processo de evolução das taxas de crescimento vegetativo de um país ou de uma região, e está estruturada em quatro fases distintas: na primeira fase, a taxa de natalidade, mortalidade e consequentemente o crescimento vegetativo são elevados; na segunda ocorre a queda da taxa de mortalidade, mas a taxa de natalidade se mantém com elevados percentuais; na terceira, observa-se a queda da taxa de natalidade resultando em progressiva queda do crescimento vegetativo e; na quarta fase, as baixas taxas de natalidade e mortalidade indicam baixo crescimento vegetativo. Sendo assim, a macrorregião brasileira que levará mais tempo para concluir seu processo de transição demográfica, é a que apresenta maiores taxas de natalidade e mortalidade, que pode ser observado numa pirâmide clássica de base larga e topo estreito, como as representadas nos estados da região norte.
Resposta da questão 23:
[D]
Os países de maior nível de desenvolvimento socioeconômico são aqueles que apresentam as melhores condições de vida para suas populações: menores níveis de crescimento vegetativo, melhor distribuição social da renda, melhor acesso a infraestrutura básica (habitação, saúde transporte, educação, saneamento etc.).
Resposta da questão 24:
[B]
O Brasil vem apresentando nas últimas décadas uma transição demográfica com significativa diminuição das taxas de crescimento populacional e de fertilidade, caminhando para índices de países desenvolvidos. A partir dessa realidade, o governo federal passou a propor mudanças, considerando o envelhecimento da população e a diminuição do número de jovens. Podemos destacar: investimentos em medicina geriátrica, maior inserção da população da terceira idade, mudanças na previdência social como aumento do tempo de contribuição e na idade da aposentadoria.
A alternativa [A] é falsa, a legislação sindical afeta mais a população economicamente ativa.
A alternativa [C] é falsa, no processo de diminuição da taxa de crescimento populacional, diminuem os jovens e aumentam os adultos, com necessidade de investimentos no nível educacional médio e superior e em cursos técnicos de capacitação de mão de obra.
A alternativa [D] é falsa, a ampliação de programas de saneamento básico atinge toda a população e não apenas os idosos.
Resposta da questão 25:
[A]
O período mostrado no gráfico corresponde a um conjunto de aspectos internos e externos que possibilitou ao Brasil, uma importante mudança em relação ao acesso ao emprego e à renda, deslocando contingentes populacionais significativos das classes E e D para a classe C e mesmo para a classe B. A alta nos preços das commodities favoreceu o balanço de pagamentos; a estabilidade monetária interna possibilitou o acesso ao crédito com taxas baixas e garantia de cumprir com os pagamentos; a aceleração da economia gerou mais empregos; a falta de mão de obra mais capacitada acabou aumentando os salários de certas categorias pela oferta e procura. São aspectos que acabam levando a um aumento do poder aquisitivo da população. Por outro lado, vale salientar que o sistema financeiro ainda privilegia o rentismo, com remunerações maiores para a especulação em relação à produção; o sistema tributário incide muito sobre a renda do trabalho e do consumo; os investimentos em educação ainda não geraram mão de obra mais qualificada na quantidade que se necessita atualmente, importante agente de aumento da renda e a saúde ainda é precária em atendimentos afetando a qualidade de vida da população.
A alternativa [B] é falsa, a expectativa de vida decorre de políticas públicas aplicadas a toda a população.
A alternativa [C] é falsa, apesar de historicamente oscilar muito, a oferta de emprego apresentou viés de alta no período.
A alternativa [D] é falsa, a queda do analfabetismo apenas não resgata uma população de uma faixa de renda para outra superior.
Resposta da questão 26:
[B]
A Região Norte do Brasil tem taxas de natalidade maiores em relação ao centro-sul do país. Seu perfil econômico primário, com populações ribeirinhas isoladas e pouco acesso à informação, ajudam a construir esse perfil, resultando no maior valor percentual de população abaixo de 15 anos (crianças e pré-adolescentes). A baixa taxa de urbanização contribui sobremaneira para esse perfil.
Resposta da questão 27:
[D]
A elevação do IDH-M no país decorreu de fatores como a redução da mortalidade infantil e o aumento da expectativa de vida, o que indica investimentos sociais mais consistentes. Estão incorretas as alternativas: [A], porque o analfabetismo não foi erradicado; [B], porque a questão do desemprego e da industrialização são fatores indiretos na melhoria social, porém não são contabilizados como variáveis no cálculo do indicador; [C], porque a qualificação do mercado de trabalho é um fator indireto na melhoria social, porém não é contabilizado como variável no cálculo do indicador.
Resposta da questão 28:
[C]
Em razão da taxa de fecundidade dos países apresentados estarem abaixo da taxa de reposição, o único mecanismo que pode conferir estabilidade demográfica, como mencionado corretamente na alternativa [C], é a imigração da população dos países subdesenvolvidos, que além de servir como reposição da PEA (população economicamente ativa), caracteriza-se por taxas de fecundidade mais elevadas. Estão incorretas as alternativas: [A], porque a redução da natalidade contribui para acentuar o desequilíbrio na composição da população; [B], porque o aumento da mortalidade acentua o desequilíbrio populacional; [D], porque a mão de obra imigrante não está associada à elevada qualificação e, embora seja necessário, os países desenvolvidos têm adotado políticas restritivas à imigração.
Resposta da questão 29:
[B]
A África foi submetida ao imperialismo e colonialismo europeus, teve parte de seus sistemas socioeconômicos e políticos pré-coloniais desarticulados ou destruídos. Mesmo após a independência, os países africanos permaneceram com fronteiras artificiais herdadas do período colonial que repercutiram em conflitos étnicos, religiosos e separatistas. O continente se manteve como exportador de commodities minerais e agrícolas para o mundo desenvolvido e emergente. Nos séculos XX e XXI, por diversas vezes, países africanos sofreram intervenções estrangeiras diretas e indiretas. Entre as consequências, aconteceu o crescimento dos fluxos de imigrantes e refugiados rumo à Europa. Todavia, nos países europeus, muitos imigrantes sofrem com a xenofobia (aversão a estrangeiros), racismo e preconceito religioso por grupos de extrema direita.
Resposta da questão 30:
[B]
A alternativa [B] está correta porque o crescimento da população indígena no país resulta das mudanças no critério adotado pelo IBGE que contabiliza como indígena aquele que assim o considera pelo seu pertencimento étnico. A convenção ratifica o critério da autodeclaração e, portanto, as alternativas seguintes são incorretas porque abordam temas que fogem ao conceito tratado.
Resposta da questão 31:
[C]
A partir da década de 1970, com a urbanização, o Brasil entrou em processo de transição demográfica. Características de população urbana relacionadas ao acesso à medicina, medicamentos e maciças campanhas de vacinação acabaram promovendo queda nas taxas de mortalidade infantil em todo o país. A diferença apontada no gráfico ainda é resquício de desequilíbrios regionais em questões como o desenvolvimento socioeconômico e a má distribuição de renda, que no Brasil ainda são marcantes.
A alternativa [A] é falsa: ocorre primazia das atividades para o setor urbano;
A alternativa [B] é falsa: o analfabetismo compromete as taxas de natalidade;
A alternativa [D] é falsa: problemas geoclimáticos, como secas pronunciadas ou grandes enchentes, podem afetar a taxa de mortalidade em geral.
Resposta da questão 32:
[A]
No Brasil, a partir dos anos 2000, com o crescimento da economia, geração de empregos e programas de transferência condicionada de renda (Fome Zero e, posteriormente, o Bolsa Família), houve uma redução da subnutrição, da mortalidade infantil, da pobreza e da extrema pobreza, além de um aumento dos contingentes das classes médias (C, B e parte da A). Todavia, com a crise econômica e política a partir de 2014, vários indicadores sociais tiveram um retrocesso.
Resposta da questão 33:
[C]
A alternativa [C] está correta porque ao comparar os mapas é possível verificar que os imigrantes estão alocados em funções de baixa qualificação (como trabalhadores agrícolas, empregados domésticos e de construção, dentre outros), postos que, se vagos, não seriam ocupados pelos nativos. As alternativas incorretas são: [A], porque o desemprego é maior em vagas de baixa qualificação, o que não absorveria a população nativa para esse mercado de trabalho; [B], porque há forte presença de estrangeiros nas populações regionais; [D], porque embora haja predomínio do perfil terciário, a questão é a qualificação e a remuneração dos postos ocupados pelos imigrantes.
Resposta da questão 34:
[D]
Como mencionado corretamente na alternativa [D], um argumento expressivo a favor da saída do Reino Unido da UE é o controle e a restrição de imigrantes, amenizado em razão da livre circulação de pessoas do bloco. Estão incorretas as alternativas seguintes, porque não correspondem aos critérios para o desligamento do Reino Unido da UE.
Resposta da questão 35:
[C]
A porção da Alemanha mais atingida pelo desemprego é o maior colégio eleitoral de um partido que prega restrições à imigração, manifestando a tendência evidente de aversão aos estrangeiros, conhecida como xenofobia. Estão incorretas as alternativas: [A] e [D], porque inclusão política e qualificação profissional não tem relação com o contexto das figuras e das informações; [B], porque a automação industrial pode ser causa do desemprego, mas não explica a ascensão de um partido que prega restrições aos imigrantes.
Resposta da questão 36:
[B]
A partir da década de 2000, com o crescimento da economia brasileira, houve queda do desemprego e da demanda por trabalhadores nas mais diferentes áreas de atuação, desde mão de obra pouco qualificada até engenheiros e professores. Após o terremoto no Haiti em 2010, aumentou o fluxo de haitianos para o Brasil em busca de melhores condições de vida e emprego. A maioria consegue emprego em setores como a indústria, construção civil e serviços.
Resposta da questão 37:
[B]
Os mapas mostram o fluxo de jogadores de futebol em direção à Espanha e o fluxo de jogadores que retornaram. Portanto, trata-se do fenômeno da migração de retorno entre países com motivação econômica.
Resposta da questão 38:
[D]
Como mencionado corretamente na alternativa [D], a década de 2000 caracteriza na economia brasileira um período de forte crescimento econômico que, em paralelo à crise de 2008 (crise no mercado imobiliário dos Estados Unidos), consolida a emergência global da produção e do volume financeiro do país, causando uma drenagem de mão de obra estrangeira. Estão incorretas as alternativas: [A], porque não ocorreu redução do custo de vida; [B] e [C], porque houve aquecimento das operações cambiais e do mercado de capitais.
Resposta da questão 39:
[D]
Como mencionado corretamente na alternativa [D], os projetos de colonização e de mineração, desenvolvidos na década de 1960/1970 pelo governo militar, foram responsáveis pela ocupação da última fronteira agrícola do país, alavancando fortes correntes migratórias que atenuaram a saturação da região centro-sul. Aliado a isso, a modernização da agropecuária e a ampliação da agricultura comercial de exportação mantiveram os índices elevados de imigração.
Resposta da questão 40:
[C]
As áreas metropolitanas resultam da conurbação de várias cidades em torno de uma cidade principal que exerce maior polarização ou grau de influência sobre as demais. A cidade principal, sendo mais dinâmica tende a ser mais atrativa em termos de atividades capazes de gerar empregos ou oportunidades de ganho fazendo com que grandes contingentes populacionais se desloquem todos os dias de suas moradias em direção ao trabalho e ao final do dia sigam o trajeto inverso. Como boa parte desses trabalhadores mora em municípios vizinhos à cidade central, os deslocamentos diários são chamados movimentos pendulares (de ida e volta).
A alternativa [A] é falsa, o movimento de repulsa urbana é unidirecional de dentro da cidade para fora, para outra localidade.
A alternativa [B] é falsa, os movimentos de migração de retorno ocorrem quando uma região inicialmente repulsiva, passa por melhorias que a estabilizam, tornando-a atrativa, trazendo de volta migrantes que a deixaram no período repulsivo.
A alternativa [D] é falsa, a transumância é o deslocamento sazonal de população em uma dada região. Geralmente, ocorrem em zonas de perfil econômico rural. Os grupos deixam suas cidades ou vilas de origem deslocando-se para áreas de trabalho agrícola por período de tempo, retornando ao final da safra.