1. Home
  2. »
  3. Gabarito
  4. »
  5. Gabaritos – Compilação de Geopolítica e Política Internacional – UERJ

Gabaritos – Compilação de Geopolítica e Política Internacional – UERJ

Confira o gabarito de respostas abaixo.

Esse gabarito corresponde às 30 questões de Geopolítica e Política Internacional que disponibilizamos no nosso grupo de whatsapp. Caso queira participar e ter acesso a mais materiais, entre no grupo CHÁ DE HUMANAS – RAIZ

Resposta da questão 1:
[D]

A alternativa [D] está correta porque segundo o autor, a fronteira real indica o hiato do espaço e, portanto, o limite entre Morumbi e Paraisópolis em São Paulo, exemplifica a fronteira real da exclusão social. As alternativas [A], [B] e [C] são incorretas porque suas imagens são respectivamente as fronteiras entre Brasil – Paraguai, México – Estados Unidos e Turquia – Síria, indicando fronteiras políticas.

As fronteiras econômicas correspondem às desigualdades sociais presentes em nosso país. A figura [D] é uma famosa que retrata um prédio de luxo no bairro do Morumbi, em São Paulo, vizinho à favela do Paraisópolis, uma das maiores da cidade. Por mais que não haja fronteiras jurídicas que impeçam os cidadãos de transitarem nesses espaços, elas ocorrem de forma evidente, dividindo as pessoas mesmo em ambientes tão próximos.  

Resposta da questão 2:
[D]

Como mencionado corretamente na alternativa [D], a economia estadunidense, assentada no século XIX sobre a doutrina liberal e ao fordismo (produção em massa), criou um sistema produtivo cuja saturação, em razão da superprodução, culminou com a crise da bolsa de Nova Iorque em 1929, obrigando o Estado a intervir fortemente na economia para recuperá-la, iniciando, assim, a prática do sistema do “Welfare State” ou “Estado do Bem-Estar Social”, mecanismos que compunham a nova doutrina econômica denominada Keynesianismo. Na década de 1970, a crise econômica causada pelos dois choques do petróleo (1973 e 1979) expôs a duvidosa capacidade do Estado em alavancar o crescimento da economia, abrindo espaço novamente para a prática de uma doutrina – o neoliberalismo – cuja intervenção do Estado é mínima em razão da desregulamentação dos processos produtivos.

 Resposta da questão 3:
[B]

O Estado Islâmico é um grupo fundamentalista muçulmano sunita e terrorista presente na Síria e no Iraque. O avanço territorial do grupo foi decorrente do colapso da Síria, assolada por uma guerra civil entre o governo de Bashar Al Assad e opositores a partir do advento da Primavera Árabe em 2011. O grupo também avançou no Iraque devido aos efeitos da invasão dos Estados Unidos no início da década de 2000, que resultou no aumento do fundamentalismo islâmico no país. Nos últimos anos, o Estado Islâmico enfraqueceu e diminuiu muito seu território de atuação graças aos esforços dos governos do Iraque, da Síria, dos Estados Unidos e notadamente da Rússia. Todavia, os Estados Unidos contribuíram para o crescimento do Estado Islâmico, uma vez que colapsaram o governo iraquiano em 2003 e são aliados dos sauditas no Oriente Médio. A Arábia Saudita é uma monarquia autoritária e que viola direitos humanos elementares. Como é exportadora de petróleo para o mundo ocidental, o autoritarismo saudita é “tolerado”. O regime saudita colaborou com opositores extremistas contrários ao governo sírio, também flertou com grupos extremistas, a exemplo da Al Qaeda no passado.  

Resposta da questão 4:
[C]

A alternativa [C] está correta porque as fronteiras do Oriente Médio não seguem o critério das nações, haja vista, terem sido definidas pelos europeus no início do século XX, no processo de imperialismo sobre a região. As alternativas incorretas são: [A], porque embora haja o predomínio de árabes, há diferenças entre os povos, criando nações que não foram contempladas com Estados Nacionais, em razão da interferência do imperialismo europeu; [B], porque a Europa exercia domínio sobre a região e, não os Estados Unidos; [D], porque a região apresenta heterogeneidade religiosa.  

Resposta da questão 5:
[B]

A alternativa [B] está correta porque o apoio financeiro dos EUA a países do Oriente Médio é um mecanismo de manutenção hegemônica direcionado ao Afeganistão para o combate de jihadistas, Israel porque é seu aliado, Egito e Jordânia porque contribuem para a estabilidade da região. As alternativas seguintes são incorretas porque não se configuram como critério do uso do poder financeiro como mecanismo de domínio da região.  

Resposta da questão 6:
[B]

Em 2011, com a Primavera Árabe (movimento por democracia contra ditaduras no Oriente Médio e Norte da África), a Síria mergulhou numa guerra civil entre o governo do ditador Bashar Al Assad e rebeldes sunitas (moderados e radicais como o Estado Islâmico). A guerra levou a problemas no suprimento de energia elétrica em várias cidades e o deslocamento de populações civis, daí redução dos núcleos de luminosidade nas cidades destacadas no mapa entre 2012 e 2014. O país apresenta um grande número de emigrantes, refugiados que fogem do conflito em direção aos países vizinhos (Jordânia, Líbano e Turquia) e União Europeia.  

Resposta da questão 7:
[C]

A religião hinduísta é a que apresenta menor dispersão territorial no mundo. Concentra-se na Índia e no Nepal. Com presença minoritária em países em que parte da população tem origem indiana ou que foram influenciados pela cultura hindu, a exemplo de Cingapura, Guiana e Trinidad & Tobago.  

Resposta da questão 8:
[C]

O mapa representa maior fluxo aéreo entre os países desenvolvidos e, portanto, como mencionado corretamente na alternativa [C], um retrato da intensificação das relações criado pelo processo de globalização entre os países que o lideram. Estão incorretas as alternativas: [A], porque o processo não se refere à aculturação; [B], porque a análise do contexto global do tráfego não indica o processo de urbanização dos países; [D], porque o mapa indica o fluxo aéreo e não a conurbação das metrópoles.  

Resposta da questão 9:
[D]

A dissolução da ex-URSS na década de 1990 desconstrói o poder de uma das grandes potências mundiais no século XX, contudo a reorganização da Rússia no sistema capitalista recrudesce suas ambições de retomar a extensão de hegemonia territorial, em um contexto onde as antigas repúblicas da ex-URSS como a Ucrânia estão sendo absorvidas pelo bloco europeu. Nesse contexto e como mencionado corretamente na alternativa [D], a ação da Rússia sobre a Crimeia visa reforçar o nacionalismo e consolidar a estratégia hegemônica. Estão incorretas as alternativas: [A], porque a ação reforça o pan-eslavismo, cujo conceito é a união dos povos eslavos, etnia correspondente aos russos; [B] e [C], porque a anexação da Crimeia é um processo de expansão geopolítica e não se refere circunstancialmente à questão econômica ou política interna como corrupção.  

Resposta da questão 10:
[C]

Como mencionado corretamente na alternativa [C], os crescentes investimentos militares da China ameaçam a unipolaridade bélica pertencente aos Estados Unidos. Estão incorretas as alternativas: [A], porque investimentos bélicos crescentes apontam para o acirramento de conflitos; [B], porque a análise dos gráficos tem como tema os orçamentos militares da China; [D], porque o tema do gráfico não é a padronização das tecnologias militares.  

Resposta da questão 11:
[A]

A ONU foi criada em 1945, ao término da 2ª guerra mundial, e, portanto, o Conselho de Segurança, seu órgão de maior poder, passa a ser controlado por meio do poder de veto (votação onde não há maioria simples) pelas potências vencedoras do conflito. Alternativa B incorreta porque a composição dos membros permanentes com direito ao veto não se constituiu em razão da parceria militar, em que, ao contrário, nas décadas da guerra fria, indicaram oposição.

Alternativa C incorreta porque o Reino Unido não se caracteriza como país de capacidade atômica, contudo, vários países que a tem, não fazem parte do Conselho de Segurança. Alternativa D incorreta porque a ONU não foi criada na década de 1990.

Resposta da questão 12:
[D]

Projeções cartográficas são técnicas de representação da terra, esférica e volumétrica, no mapa plano. São por construção sempre sujeitas a algum tipo de deformidade e utilizadas de inúmeras formas, desde base técnica para planejamento ou viagens, como para ações políticas geopolíticas. A alternativa [A] é falsa: a limitação da tecnologia cartográfica aparece na distorção ou deformidade, aspecto presente em qualquer resolução cartográfica; A alternativa [B] é falsa: todo mapa é uma deformação da esfera (do globo) no plano; A alternativa [C] é falsa: qualquer estratégia de regionalização territorial depende da escala.  

Resposta da questão 13:
[A]

A alternativa correta é [A], porque o evento descrito é mais um episódio de confronto entre os neoconservadores – regidos pelo sentimento antiglobalista, nacionalista, racista e negacionista climático e embasados pela política trumpista “American First” – e os multiculturalistas.

As alternativas incorretas são: [B] e [C], porque as instituições republicanas e o sistema judiciário continuam sendo referência para o Estado; [D], porque não ocorreu fragmentação partidária, haja vista a presença dos partidos Democrata e Republicano.  

Resposta da questão 14:
[D]

Em 2015, durante a COP 21 (Conferência das Partes) na França, foi celebrado o Acordo de Paris. Conforme o acordo, países desenvolvidos, emergentes e subdesenvolvidos apresentam metas de redução de emissões de gases poluentes. O objetivo é limitar o Aquecimento Global a menos de 2 graus  Na ocasião, os Estados Unidos, sob liderança do democrata Barack Obama (centro-esquerda, liberal para os padrões americanos), apoiaram o Acordo de Paris, uma vez que, levou em conta os alertas científicos e prejuízos econômicos no médio e no longo prazo. Já sob o governo do republicano Donald Trump (extrema direita), os Estados Unidos abandonaram o Acordo de Paris, considerando apenas aspectos econômicos de curto prazo. Cabe salientar que Trump foi apoiado por setores econômicos altamente poluidores, a exemplo da indústria petrolífera, mineradora (carvão mineral) e siderúrgica.  

Resposta da questão 15:
[C]

A alternativa [C] está correta porque no intervalo entre 1993-2016, os Estados Unidos registram maior importação da China e México indicando realocação da produção industrial e novos acordos multilaterais. 

As alternativas incorretas são: [A], porque os países da tabela indicam produção de manufaturas; [B], porque não ocorreu integração dos tecnopolos; [D], porque o gráfico indica produção e não consumo.  

Resposta da questão 16:
[C]

A alternativa [C] está correta porque ao comparar os mapas é possível verificar que os imigrantes estão alocados em funções de baixa qualificação (como trabalhadores agrícolas, empregados domésticos e de construção, dentre outros), postos que, se vagos, não seriam ocupados pelos nativos. As alternativas incorretas são: [A], porque o desemprego é maior em vagas de baixa qualificação, o que não absorveria a população nativa para esse mercado de trabalho; [B], porque há forte presença de estrangeiros nas populações regionais; [D], porque embora haja predomínio do perfil terciário, a questão é a qualificação e a remuneração dos postos ocupados pelos imigrantes.  

Resposta da questão 17:
[B]

Nos anos 2000, são significativas as migrações de mão de obra qualificada de países subdesenvolvidos e emergentes para países desenvolvidos como os Estados Unidos, a exemplo de indianos especialistas em setores tecnológicos como a informática no Vale do Silício (Califórnia). A Índia é um dos maiores exportadores mundiais de softwares para computadores. O país forma numerosos profissionais do ramo e existe expressivo intercâmbio com outros países, o que beneficia a Índia. Outra forma de benefício para o país são as remessas financeiras de indianos que trabalham nos países desenvolvidos para suas famílias.  

Resposta da questão 18:
[A]

A China é o país emergente mais populoso do mundo, portanto, apresenta o maior número absoluto de internautas do planeta. Porém, como se trata de um regime autoritário, existe censura aos meios de comunicação, inclusive a Internet. O monitoramento estatal da internet pode violar a privacidade dos cidadãos, dai o número pouco expressivo de usuários do Facebook no país.  

Resposta da questão 19:
[C]

A partir de 2002, em pleno processo de globalização, ocorre também uma expansão dos mercados no setor de esportes como o futebol. Observa-se que ocorre um revezamento regional nas sedes da copa do mundo: Ásia, Europa, África, América do Sul, Europa e Oriente Médio. Em parte, a diversificação está relacionada ao crescimento dos países emergentes, como foi o caso da Coreia do Sul, Brasil, Rússia e Catar.  

Resposta da questão 20:
[A]

Como mencionado corretamente na alternativa [A], a espacialidade diferenciada, resultado do desigual nível de produção tecnológica em nível global, constrói um fluxo financeiro de pagamento de licenças, ou seja, cessão do uso de uma marca ou patente de um produto. Estão incorretas as alternativas: [B], porque os fluxos de capitais especulativos ou “Smart Money” direcionam-se a países com relativa estabilidade econômica e política de juros altos, como é o caso do Brasil; [C], a utilização da tecnologia não está associada à questão de impostos e, sim, de licenciamentos; [D], porque os investimentos em infraestrutura não são produtos de patenteamento de tecnologia.   

Resposta da questão 21:
[B]

Como mencionado corretamente na alternativa [B], a charge versa sobre o processo de terceirização, que com a transferência de parte da produção para fora do país, causa uma crise de empregabilidade, cujos salários são a base do consumo da economia estadunidense. Estão incorretas as alternativas: [A], porque a charge não faz referência à rede de transportes; [C], porque a charge não faz referência aos investimentos nas indústrias; [D], porque a charge não faz referência aos benefícios trabalhistas ou à questão da restrição dos imigrantes.  

Resposta da questão 22:
[A]

Como mencionado corretamente na alternativa [A], o grande intercâmbio comercial entre Estados Unidos, México e Canadá é oriundo dos acordos comerciais de livre comércio constituídos em 1994 com a criação do bloco econômico NAFTA. Estão incorretas as alternativas: [B], porque o NAFTA não tem moeda única; [C], porque não há padronização das políticas tributárias entre os membros do bloco; [D], porque o NAFTA apresenta uma área de circulação segmentada com barreiras restritivas, não havendo, portanto, infraestrutura integrada.  

Resposta da questão 23:
[D]

A concentração da produção eólica e fotovoltaica se dá nos países desenvolvidos, o que indica, com mencionado na alternativa [D], o elevado grau de investimentos em tecnologia para a produção de energia alternativa. Estão incorretas as alternativas: [A], porque a opção pela matriz limpa não explica sua concentração nos países destacados no mapa; [B], porque as condições climáticas para a produção das matrizes energéticas indicadas nos mapas encontram-se também em outras áreas do planeta; [C], porque a densidade demográfica não é um fator que estabelece a matriz energética, e os países destacados no mapa apresentam de forma geral, grande densidade demográfica.  

Resposta da questão 24:
[D]

A partir dos anos 1990 com o fim da URSS, os países que compunham a antiga cortina de ferro, sob influência soviética, adotavam a economia planificada, aos moldes da então URSS. Passaram gradativamente a adotar as práticas capitalistas de mercado e foram incorporados ao espaço das grandes corporações, transformando-se em novos consumidores de variados bens de produção e principalmente de consumo.

A alternativa [A] é falsa, o fim da influência soviética nos países da cortina de ferro deu-se na forma de fragmentação espacial e nem sempre em processos violentos.

A alternativa [B] é falsa, a crise mundial dos anos 1990 veio da Ásia com a desvalorização do baht, a moeda indonésia e da guerra do golfo.

A alternativa [C] é falsa, os países do leste europeu não apresentavam montantes de dívidas externas significativas.   

Resposta da questão 25:
[D]

A alternativa [D] está correta porque a Crimeia, região pertencente à Ucrânia, foi área de disputa com o governo russo que, por meio de um referendo em 2014, promoveu sua anexação à Rússia e, portanto, a rodovia mencionada no texto, consolida o processo de integração do território à Rússia.

As alternativas seguintes são incorretas porque ao expandir a infraestrutura da rede de transportes sobre a Criméia, busca-se a integração e o domínio do território e não a homogeneização política, modernização financeira ou centralização cultural.  

Resposta da questão 26:
[D]

A alternativa [D] está correta porque a Coreia do Norte tem buscado ampliar sua posição de poder na hegemonia atual, o que está sendo feito por meio da ameaça bélica e, os efeitos dos testes com armas atômicas são dentre outros, a radioatividade. As alternativas incorretas são: [A], [B] e [C], porque o país não busca a expansão territorial, a preservação das fronteiras ou a produção industrial, mas a consolidação de sua hegemonia.  

Resposta da questão 27:
[A]

As organizações supranacionais como a ONU, o FMI ou o Banco Mundial foram criadas no início do cenário geopolítico denominado “Mundo Bipolar”, cujo poder era exercido pela URSS e pelos Estados Unidos. Com a dissolução do socialismo e a emergência de novas potências, o sistema internacional de poder tornou-se multipolarizado o que leva os países integrantes do BRIC a questionarem a manutenção de estruturas que não mais correspondem ao domínio exclusivo de antigas potências, contexto corretamente indicado na alternativa [A] e negado nas alternativas [B] e [C]. A alternativa [D] é incorreta, pois o que habilita os países que buscam o ingresso no “Conselho de Segurança” a estarem aptos não é a origem de seu fluxo financeiro, mas sua capacidade de polarização ou hegemonia.  

Resposta da questão 28:
[B]

Em referendo, eleitores britânicos votaram majoritariamente pelo Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia, em 2016. O resultado inesperado foi decorrente do alto comparecimento de idosos, conservadores, extrema direita e outros grupos insatisfeitos com as condições socioeconômicas, além do temor da entrada de mais imigrantes, a xenofobia. Também se observou uma grave interferência de empresas como a Cambridge Analytica, financiada por extremistas, para produzir “fake news” na internet e redes sociais para favorecer o Brexit. Entretanto, a saída de um bloco econômico apresenta consequências muito graves para a economia britânica, a perda de parceiros comerciais, a saída de empresas em direção a outros países europeus, o desemprego, problemas comerciais em fronteiras (Irlanda / Irlanda do Norte), além das dificuldades para os britânicos que trabalham em outros países da União Europeia.   

Resposta da questão 29:
[D]

Como mencionado corretamente na alternativa [D], um argumento expressivo a favor da saída do Reino Unido da UE é o controle e a restrição de imigrantes, amenizado em razão da livre circulação de pessoas do bloco. Estão incorretas as alternativas seguintes, porque não correspondem aos critérios para o desligamento do Reino Unido da UE.  

Resposta da questão 30:
[D]

A China adota um modelo socioeconômico chamado de “Socialismo de Mercado”, ou seja, o estado ainda exerce um controle direto sobre os meios de produção, mas iniciou um processo de abertura econômica na década de 1980, no governo de Deng Xiaoping, através da criação das ZEEs (Zonas Econômicas Especiais) que representam “ilhas” econômicas capitalistas localizadas ao longo da faixa litorânea que recebem fortes investimentos externos diretos. 

É uma nação que já teve uma renda média reduzida, porém mais bem distribuída. Podemos perceber que o percentual de renda entre os mais pobres e a classe intermediária caiu, ocorrendo o inverso com os 20% mais ricos. Mas, o que mais chama a atenção na tabela é a acumulação acima dos 30% da renda entre os 10% mais ricos, caracterizando o aumento na concentração do capital.  

Mais Gabaritos

Veja os últimos Posts