1. Home
  2. »
  3. Gabarito
  4. »
  5. Gabaritos – Compilação Cartografia UERJ

Gabaritos – Compilação Cartografia UERJ

Confira o gabarito de respostas abaixo.

Esse gabarito corresponde às 20 questões de Cartografia que disponibilizamos no nosso grupo de whatsapp. Caso queira participar e ter acesso a mais materiais, envie um email para: chadehumanas@gmail.com

Resposta da questão 1:
[B]

[Resposta do ponto de vista da disciplina de História]

A primeira representação, que mostra o território alemão até certo ponto “pequeno” ante outros países europeus, ao trazer a inscrição “Alemanha, a nação agressora?”, em parte, justifica a tentativa de expansão territorial alemã.

[Resposta do ponto de vista da disciplina de Geografia]

A cartografia apresenta elementos técnicos e elementos políticos e ideológicos. Neste caso, os mapas são utilizados no contexto da 2ª Guerra Mundial para justificar o expansionismo da Alemanha, uma vez que uma das potências adversárias, o Reino Unido, tinha um império com colônias em diversos continentes (Índia, Canadá, Austrália, parte da África etc.).  

Resposta da questão 2:
[C]

A alternativa correta é [C], porque o mapa não representa os países segundo sua extensão territorial, mas segundo seu processo hegemônico sobre o mundo, técnica utilizada na anamorfose que reproduz o tamanho dos países segundo a proporção do tema veiculado.

As alternativas incorretas seguintes são incorretas porque o mapa não foi construído a partir de uma projeção cartográfica, do sensoriamento remoto ou das cotas altimétricas.  

Resposta da questão 3:
[C]

A religião hinduísta é a que apresenta menor dispersão territorial no mundo. Concentra-se na Índia e no Nepal. Com presença minoritária em países em que parte da população tem origem indiana ou que foram influenciados pela cultura hindu, a exemplo de Cingapura, Guiana e Trinidad & Tobago.  

Resposta da questão 4:
[A]

A alternativa [A] é correta porque, considerando que escala cartográfica é a proporção entre o tamanho real do espaço e o desenho, para representar a extensão da Terra, o globo faz uma grande redução da área diminuindo o número de detalhes apresentados, o que caracteriza então uma escala pequena e faz Haroldo enxergar uma pequena distancia entre Yukon e os Estados Unidos.

São incorretas as alternativas: [B] e [D] porque projeção azimutal e equidistante refere-se à forma como se transfere a esfericidade da Terra para um plano (mapa); [C], porque anamorfose é a representação dos países ou regiões segundo a dimensão de um tema determinado ao invés de representá-los segundo sua área.  

Resposta da questão 5:
[A]

A alternativa correta é [A], porque a linha 1 em latitude maior do que a linha 2, representa um trajeto menor em razão da forma esferoidal da Terra. As alternativas incorretas são: [B], porque a força centrífuga da rotação causa o Efeito Coriolis, um desvio de grandes massas de água e de ar; [C], porque a intensidade magnética do polo está associada a definição da rota e não de sua extensão; [D], porque o tamanho do trajeto não está associado à instabilidades atmosféricas.  

Resposta da questão 6:
[A]

A alternativa [A] está correta porque ao utilizar a Projeção de Mercator no mapa 1, as distorções entre baixa, média e alta latitude não permitem a exata localização da área a ser atingida pelos mísseis. As alternativas incorretas são: [B], porque o problema apontado recai nas distorções e não na simbologia utilizada; [C], porque as imprecisões resultam da projeção e não da tecnologia; [D], porque o objetivo da publicação era a informação e não a manipulação ideológica.  

Resposta da questão 7:
[A]

A alternativa [A] está correta porque a projeção cilíndrica equivalente de Peters busca a preservação da área dos continentes em detrimento da forma. As alternativas incorretas são: [B], porque a projeção de Mercator é cilíndrica conforme, buscando a preservação da forma em detrimento da área; [C], porque a projeção de Robinson é afilática, não preservando nenhuma propriedade geométrica e sendo assim, buscando representar com maior fidelidade a área e a forma dos continentes; [D], porque a projeção de Mollweide é uma correção da projeção de Mercator, achatando o planisfério.  

Resposta da questão 8:
[C]

A projeção de Mercator é cilíndrica. O cilindro é tangente ao equador. Trata-se de uma projeção conforme, isto é, preserva as formas dos continentes e dos países. Também é adequada para a navegação marítima. Todavia, distorce as áreas proporcionais, que ficam mais distorcidas à medida que aumenta a latitude. Portanto, o Reino Unido está com área territorial mais próxima da realidade nas proximidades do Equador (baixa latitude) e com área ampliada em sua latitude média (localização original).  

Resposta da questão 9:
[D]

A projeção de Mercator é adequada para a navegação e conforme, isto é, preserva as formas. Entretanto, distorce as áreas proporcionais. Os territórios com maior latitude, distantes do equador, apresentam áreas superdimensionadas. Na América, a Groenlândia (pertence à Dinamarca) apresenta área mais ampliada.  

Resposta da questão 10:
[A]

Como o objetivo é reduzir as distorções de forma e de área, a projeção mais adequada é a projeção de Holzel (alternativa [A]), que pode ser considerada equivalente. A projeção de Mercator (alternativa B]) distorce muito as áreas. A projeção de Peters (alternativa [C]) distorce as formas. Na alternativa [D], a projeção distorce muito tanto as áreas quanto as formas.  

Resposta da questão 11:
[D]

Projeções cartográficas são técnicas de representação da terra, esférica e volumétrica, no mapa plano. São por construção sempre sujeitas a algum tipo de deformidade e utilizadas de inúmeras formas, desde base técnica para planejamento ou viagens, como para ações políticas geopolíticas.

A alternativa [A] é falsa: a limitação da tecnologia cartográfica aparece na distorção ou deformidade, aspecto presente em qualquer resolução cartográfica;

A alternativa [B] é falsa: todo mapa é uma deformação da esfera (do globo) no plano;

A alternativa [C] é falsa: qualquer estratégia de regionalização territorial depende da escala.  

Resposta da questão 12:
[D]

A alternativa [D] está correta porque a indicação de vacinação em Botucatu foi feita a partir do mapeamento de risco em razão do número de casos de infectados na região.

As alternativas incorretas são: [A], [B] e [C] porque o mapeamento do relevo, as plantas cadastrais ou cartas estaduais não indicam análise de risco da epidemia, haja vista não abordarem informações mais complexas que permitam o diagnóstico a ser estabelecido.  

Resposta da questão 13:
[D]

A alternativa [D] está correta porque o mapa do tamanho do Império perde a importante função que é a proporcionalidade do espaço. As alternativas incorretas são: [A], porque o território pode ser representado independentemente de sua extensão; [B], porque o mapa no tamanho real é bastante preciso para a localização de qualquer região; [C], porque o texto não aborda a instrumentalização, mas a equivalência da proporção.  

Resposta da questão 14:
[D]

A alternativa [D] está correta porque o mapa representa a civilização no núcleo da imagem com a barbárie se ampliando conforme se afasta do centro, o que indica a concepção etnocêntrica do mapa. As alternativas seguintes são incorretas porque não fazem referência ao tema do enunciado que é a visão ideológica do mapa a partir do etnocentrismo.  

Resposta da questão 15:
[C]

A escala no Mapa é de 1:50.000.000.

Então:

1 cm — 50.000.000

72 cm — X

X = 50.000.000 x 72

X = 3.600.000.000 cm

X = 36.000 Km

Resposta da questão 16:
[B]

Como mencionado corretamente na alternativa [B], a França é o país com maior rede de trens de alta velocidade, haja vista que no mapa, as linhas tracejadas apresentam-se muito próximas.

Estão incorretas as alternativas seguintes, porque não correspondem ao indicativo do enunciado.  

Resposta da questão 17:
[D]

A alternativa [D] está correta porque, ao atravessar a Linha Internacional de Data (LID) de leste para oeste, um dia será retrocedido no calendário.

As alternativas incorretas são: [A] e [B], porque os fusos horários usam meridianos e não paralelos; [C], porque de oeste para leste, a LID acrescenta um dia no calendário.  

Resposta da questão 18:
[B]

Como mencionado corretamente na alternativa [B], a diferença longitudinal da China  

(134º – 74º) é de 60º que, dividido por 15º, corresponde a quatro fusos horários.  



Resposta da questão 19:
[B]  

Ao atravessar de B para A, “ganha-se” um dia (diminui-se 24 horas). Logo, o ponto A está no mesmo horário, mas no dia anterior.

Resposta da questão 20:
[C]

O navio está localizado a 180°, entretanto, o padre Caspar não está em 0°, mas a 18° Oeste, portanto, a partir do Meridiano de Greenwich, como mencionado corretamente na alternativa [C], o Padre se encontra a 162° Leste (18° Oeste + 162° Leste = 180°).

Mais Gabaritos

Veja os últimos Posts